Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44899

Comparte esta pagina

Título : A utilização do Instagram como um recurso para promoção da autorregulação da aprendizagem.
Autor : SILVA, Thaynara Sabrina Guedes da
Palabras clave : Autorregulação da aprendizagem; Interação; Instagram
Fecha de publicación : 31-may-2022
Resumen : A Aprendizagem Autorregulada pode ser definida como a capacidade de organizar pensamentos, sentimentos e ações para assim alcançar metas e objetivos pessoais. No entanto, apesar de ser um processo autoiniciado no aprendiz, a Autorregulação da Aprendizagem (ARA) pode ter sua promoção ampliada por fatores externos, como a ação docente, os colegas de turma e, porque não dizer, pelas redes sociais. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a interação com o público abordando a temática da ARA no perfil do Instagram do @gpehcc (Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica) a partir da proposta de ação do programa Aprendiz Motiva. Além deste objetivo geral, buscou-se, também, identificar o interesse do público pela temática da ARA, os elementos que produziram mais questionamentos e interações e, por fim, a dinâmica de interação a partir das postagens no Instagram. A produção do material utilizado nas postagens no Instagram foi acompanhada pelo grupo de pesquisa LabFol, (CAA/UFPE), o que possibilitou a adequação de cores, imagens e texto nos cards criados para as postagens. As publicações aconteceram em um período de 5 semanas e abordaram 4 temas principais. O primeiro tema, Introdução a Autorregulação da Aprendizagem, se propôs a apresentar a ARA e seus componentes principais como a motivação, cognição e metacognição. Os segundo e terceiro temas objetivaram apresentar a importância de algumas atitudes para melhorar o desempenho nos estudos, foram eles Dicas para Produtividade nos Estudos e Benefícios do Ambiente. O Processo de Autoavaliação foi o tema que fechou o conjunto de postagens que envolveu, além de cards e texto no feed do canal @gpehcc, diversas estratégias de interação com os seguidores por meio de publicação de stories para todas as temáticas. Os resultados encontrados mostram o interesse do público pela temática da ARA, principalmente por um dos elementos da autorregulação: a motivação. O presente trabalho deixa claro a importância de se ampliar o espaço de aprendizagem, podendo então promover a autorregulação por meio de uma rede social muito utilizada atualmente que é o Instagram.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44899
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO UM RECURSO PARA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM.pdf2,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons