Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44914

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Luciana Ferreira da-
dc.contributor.authorMENDES, Naliana da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-29T16:35:05Z-
dc.date.available2022-06-29T16:35:05Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationMENDES, Naliana da Silva. Museu do Homem Americano: descortinando a educação museal sobre a arte pré-histórica em São Raimundo Nonato, Piauí, Brasil. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44914-
dc.description.abstractCada vez mais, está em evidência o contributo e a relação dos museus, como instituições não- formais, com a escola, instituição de educação formal por excelência. Tendo isso em conta, esta pesquisa articula-se no campo de Ensino das Artes Visuais, com ênfase na pré-história, e no campo dos museus, na perspectiva do diálogo entre instituição formal e não-formal. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o alcance das ações de mediação do Museu do Homem Americano, especificamente, quanto à arte pré-histórica, na sua relação com escolas públicas de São Raimundo Nonato no Piauí, Brasil. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e descritiva, e articula as abordagens quantitativa e qualitativa de modo complementar. Tem como campo as escolas da rede pública da cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, estabelecidas como lóci da pesquisa a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que se configura como indicador de qualidade do ensino, perfazendo, portanto, quatro escolas. A pesquisa tem como sujeitos os professores de arte das quatro escolas. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário, elaborado via Google Forms, composto por questões abertas e fechadas, de modo a obter dados sobre o perfil dos sujeitos, a visão destes quanto ao contributo do Museu do Homem Americano como aliado no ensino da arte pré-histórica face ao conteúdo curricular em sala de aula. Para a análise dos dados, utiliza estatística básica descritiva e análise de conteúdo pelo estabelecimento de categorias temáticas interpretadas em confronto com a revisão da literatura que aporta a pesquisa. Como resultados, constata que o museu se constitui como espaço essencial para o estímulo ao conhecimento a respeito da arte pré- histórica da região da Serra da Capivara, propiciando uma mediação entre patrimônio cultural e público. Conclui que o Museu do Homem Americano estabelece uma relação profícua com as escolas da região, auxiliando na prática de professoras de Arte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino das Artes Visuaispt_BR
dc.subjectArte pré-históricapt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectMuseu do Homem Americanopt_BR
dc.subjectEducação musealpt_BR
dc.titleMuseu do Homem Americano : descortinando a educação museal sobre a arte pré-histórica em São Raimundo Nonato, Piauí, Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5026638634850550pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3705181898814142pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxIt is increasingly evident the contribution and relationship of museums, as non-formal institutions, with the school, the formal education institution par excellence. Bearing this in mind, this research is articulated in the field of Teaching Visual Arts, with an emphasis on prehistory, and in the field of museums, in the perspective of dialogue between formal and non-formal institutions. Thus, this research aims to analyze the reach of the mediation actions of the Museu do Homem Americano, specifically, regarding prehistoric art, in its relationship with public schools in São Raimundo Nonato in Piauí, Brazil. Methodologically, this research is of a bibliographic, documentary and descriptive nature, and combines quantitative and qualitative approaches in a complementary way. Its field is public schools in the city of São Raimundo Nonato, in Piauí, established as the loci of research based on the Basic Education Development Index (IDEB), carried out by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) , which is an indicator of teaching quality, thus comprising four schools. The research has as subjects the art teachers of the four schools. As an instrument of data collection, a questionnaire was used, prepared via Google Forms, composed of open and closed questions, in order to obtain data on the profile of the subjects, their vision regarding the contribution of the Museu do Homem Americano as an ally in the teaching of prehistoric art in relation to curriculum content in the classroom. For data analysis, it uses basic descriptive statistics and content analysis by establishing thematic categories interpreted in comparison with the literature review that supports the research. As a result, it finsds that the museum is an essential space for stimulating knowledge about prehistoric art in the Serra da Capivara region, providing a mediation between cultural and public heritage. It concludes that the Museum of American Men establishes a fruitful relationship with schools in the region, helping in the practice of Arts teachers.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Naliana da Silva Mendes.pdf4,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons