Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44914

Comparte esta pagina

Título : Museu do Homem Americano : descortinando a educação museal sobre a arte pré-histórica em São Raimundo Nonato, Piauí, Brasil
Autor : MENDES, Naliana da Silva
Palabras clave : Ensino das Artes Visuais; Arte pré-histórica; Museu; Museu do Homem Americano; Educação museal
Fecha de publicación : 23-feb-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MENDES, Naliana da Silva. Museu do Homem Americano: descortinando a educação museal sobre a arte pré-histórica em São Raimundo Nonato, Piauí, Brasil. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Cada vez mais, está em evidência o contributo e a relação dos museus, como instituições não- formais, com a escola, instituição de educação formal por excelência. Tendo isso em conta, esta pesquisa articula-se no campo de Ensino das Artes Visuais, com ênfase na pré-história, e no campo dos museus, na perspectiva do diálogo entre instituição formal e não-formal. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o alcance das ações de mediação do Museu do Homem Americano, especificamente, quanto à arte pré-histórica, na sua relação com escolas públicas de São Raimundo Nonato no Piauí, Brasil. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e descritiva, e articula as abordagens quantitativa e qualitativa de modo complementar. Tem como campo as escolas da rede pública da cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, estabelecidas como lóci da pesquisa a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que se configura como indicador de qualidade do ensino, perfazendo, portanto, quatro escolas. A pesquisa tem como sujeitos os professores de arte das quatro escolas. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário, elaborado via Google Forms, composto por questões abertas e fechadas, de modo a obter dados sobre o perfil dos sujeitos, a visão destes quanto ao contributo do Museu do Homem Americano como aliado no ensino da arte pré-histórica face ao conteúdo curricular em sala de aula. Para a análise dos dados, utiliza estatística básica descritiva e análise de conteúdo pelo estabelecimento de categorias temáticas interpretadas em confronto com a revisão da literatura que aporta a pesquisa. Como resultados, constata que o museu se constitui como espaço essencial para o estímulo ao conhecimento a respeito da arte pré- histórica da região da Serra da Capivara, propiciando uma mediação entre patrimônio cultural e público. Conclui que o Museu do Homem Americano estabelece uma relação profícua com as escolas da região, auxiliando na prática de professoras de Arte.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44914
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Naliana da Silva Mendes.pdf4,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons