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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44960

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Tiago Felipe de Abreu-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Lucas Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-05T11:16:35Z-
dc.date.available2022-07-05T11:16:35Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Lucas Oliveira. Brasagem de aço inoxidável austenítico com metais de adição à base de prata para aplicação em sistemas pressurizados de aeronaves. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeroespacial) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44960-
dc.description.abstractAtualmente o transporte de passageiros em aviões comerciais civis é uma das formas mais comuns e recorrentes para se percorrer longas distâncias. No entanto, essa atividade é realizada em altas altitudes, situação na qual a quantidade de oxigênio disponível no ar se torna insuficiente para a manutenção da ação humana. A partir disso, as aeronaves são equipadas com sistemas de alimentação de oxigênio para suprir as necessidades desse gás requerida pelos pulmões. As tubulações de alta pressão desse sistema são fabricadas em aço inoxidável e comumente unidas por brasagem usando metais de adição à base de prata, porém os estudos na literatura acerca dessa união são bastante escassos. Nesse contexto, essa pesquisa tem o objetivo de contribuir a literatura fornecendo informações microestruturais e mecânicas relevantes acerca da união do aço inoxidável 304 por brasagem com tocha oxiacetilênica usando metais à base de prata com conteúdo de prata de 25%, 35% e 45%. Além disso, é proposto um novo metal de adição com conteúdo de prata de 25% com adição de óxido de grafeno. A inspeção visual das juntas brasadas indicaram que a preparação superficial afeta bastante a formação de trincas e poros na região do metal de adição. O ensaio relativo ao tipo de chama confirmou que a chama do tipo neutra é mais indicada para brasagem de aços inoxidáveis usando metal de adição à base de prata, fornecendo maior preenchimento da junta brasada. A análise microestrutural revelou que a junta brasada com a adição de óxido de grafeno apresentou uma microestrutura mais homogênea e refinada em relação a condição sem adição de óxido de grafeno. Além de que, foi verificada uma heterogeneidade microestrutural nas juntas brasadas com 25% e 35% de prata. Os ensaios de microdureza Vickers mostraram-se de acordo com as análises microestruturais, onde a junta brasada com óxido de grafeno apresentou uma dureza levemente maior em relação a todas as outras condições de metal de adição devido à microestrutura refinada. Nos ensaios de cisalhamento, foi observado divergência com a literatura, onde o valor de resistência mecânica tendeu a aumentou com o acréscimo do teor de prata no metal de adição. A junta 25 Ag GO apresentou melhor desempenho médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Aeroespacialpt_BR
dc.subjectBrasagem por tocha Oxiacetilênicapt_BR
dc.subjectAço inoxidável Austeníticopt_BR
dc.subjectMetal de adição à base de pratapt_BR
dc.subjectÓxido de grafenopt_BR
dc.subjectAvaliação microestruturalpt_BR
dc.subjectPropriedades mecânicaspt_BR
dc.titleBrasagem de aço inoxidável austenítico com metais de adição à base de prata para aplicação em sistemas pressurizados de aeronavespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Nathalia Bezerra de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6080651189096179pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2200553486822519pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacialpt_BR
dc.description.abstractxCurrently, the transport of passengers on civil commercial aircraft is one of the most common and recurrent ways to travel long distances. However, this activity is carried out at high altitudes, a situation in which the amount of oxygen available in the air becomes insufficient for the maintenance of human action. From there, the aircraft are equipped with oxygen feed systems to supply the needs of this gas required by the lungs. The high-pressure pipes of this system are manufactured in stainless steel and commonly joined by brazing using silver-based filler metals, but studies in the literature about this joining are quite scarce. In this context, this research aims to contribute to the literature by providing relevant microstructural and mechanical information about the joining of 304 stainless steel by brazing with an oxyacetylene torch using silver- based metals with silver content of 25%, 35% and 45%. Furthermore, a new filler metal with silver content of 25% with addition of graphene oxide is proposed. Visual inspection of the brazed joints indicated that surface preparation greatly affects the formation of cracks and pores in the filler metal region. The flame type test confirmed that the neutral type flame is best suited for brazing stainless steels using silver-based filler metal, providing a greater degree of fill of the brazed joint. The microstructural analysis revealed that the brazed joint with the addition of graphene oxide presented a more homogeneous and refined microstructure compared to the condition without addition of graphene oxide. Furthermore, a microstructural heterogeneity was verified in the brazed joints with 25% and 35% of silver. The Vickers microhardness tests were in agreement with the microstructural analyses, where the graphene oxide brazed joint presented a slightly higher hardness compared to all other filler metal conditions due to the refined microstructure. In the shear tests, a divergence with the literature was observed, where the value of mechanical strength tended to increase with the addition of silver content in the filler metal. The 25 Ag GO joint had the best average performance.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5085789122224889pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Engenharia Aeroespacial

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