Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44983

Comparte esta pagina

Título : Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)
Autor : ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de
Palabras clave : Estudo de usuários; Serviços informacionais; Usuários da informação
Fecha de publicación : 22-feb-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de. Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Apresenta análise de estudos de usuários brasileiros publicados em artigos na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Mostra seu percurso temporal e epistemológico de 1972 a 2020. Expõe estatísticas de artigos nos quais os autores apresentam resultados e conclusões de estudos de usuários executados, de forma a relatar abrangência temporal, instrumentos de coleta de dados, abordagens teóricas e metodológicas, objetivos dos estudos, tipologia do serviço informacional pesquisado, abrangência geográfica e vinculação institucional dos autores. Como resultados, mostra que: o estudo de usuários tem sido um assunto cada vez mais constante ao longo das décadas entre os acadêmicos do país; o questionário tem sido o principal instrumento de coleta de dados; a escala Likert é a categoria metodológica mais empregada, entre as poucas técnicas teórico- metodológicas vistas na literatura e aplicadas nos estudos de usuários; o perfil da clientela é o objetivo de pesquisa mais verificado; bibliotecas universitárias é o tipo de serviço de informação em que mais são feitos estudos de usuários; no Brasil, estes estudos são realizados principalmente no Nordeste e, em seguida, no Sudeste; A Universidade Federal de Minas Gerais é a instituição com mais autores a produzir tais estudos, seguida pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidade de Brasília. Conclui que estudar a comunidade usuária de um serviço informacional ainda é necessário e não se esgotam facilmente as capacidades de novos estudos, visto haver uma extensa quantidade de serviços. Sugere a possibilidade de estudar os clientes do mesmo serviço informacional já estudado antes, periodicamente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44983
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Suzane Cavalcanti de Almeida.pdf1,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons