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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44983

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Título: Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)
Autor(es): ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de
Palavras-chave: Estudo de usuários; Serviços informacionais; Usuários da informação
Data do documento: 22-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de. Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Apresenta análise de estudos de usuários brasileiros publicados em artigos na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Mostra seu percurso temporal e epistemológico de 1972 a 2020. Expõe estatísticas de artigos nos quais os autores apresentam resultados e conclusões de estudos de usuários executados, de forma a relatar abrangência temporal, instrumentos de coleta de dados, abordagens teóricas e metodológicas, objetivos dos estudos, tipologia do serviço informacional pesquisado, abrangência geográfica e vinculação institucional dos autores. Como resultados, mostra que: o estudo de usuários tem sido um assunto cada vez mais constante ao longo das décadas entre os acadêmicos do país; o questionário tem sido o principal instrumento de coleta de dados; a escala Likert é a categoria metodológica mais empregada, entre as poucas técnicas teórico- metodológicas vistas na literatura e aplicadas nos estudos de usuários; o perfil da clientela é o objetivo de pesquisa mais verificado; bibliotecas universitárias é o tipo de serviço de informação em que mais são feitos estudos de usuários; no Brasil, estes estudos são realizados principalmente no Nordeste e, em seguida, no Sudeste; A Universidade Federal de Minas Gerais é a instituição com mais autores a produzir tais estudos, seguida pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidade de Brasília. Conclui que estudar a comunidade usuária de um serviço informacional ainda é necessário e não se esgotam facilmente as capacidades de novos estudos, visto haver uma extensa quantidade de serviços. Sugere a possibilidade de estudar os clientes do mesmo serviço informacional já estudado antes, periodicamente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44983
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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