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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44985

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorCAMPOS, Patrícia de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-06T11:26:20Z-
dc.date.available2022-07-06T11:26:20Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationCAMPOS, Patrícia de Oliveira. Muito além de uma aventura: análise dos antecedentes da compra por impulso em mercados de segunda mão. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44985-
dc.description.abstractEmbora os mercados de segunda mão tenham ganhado visibilidade na academia como um canal de compra que impulsiona o consumo sustentável, alguns pesquisadores questionam esse pressuposto ao sugerir que esse contexto favorece compras impulsivas. Esta pesquisa contribui para esse debate ao desenvolver um modelo analítico para explorar os motivos pelos quais compras por impulso ocorrem nesses mercados. Baseando-se na perspectiva de que traços do consumidor e fatores situacionais são os mais promissores para explicar compras por impulso, analisa-se as relações entre consumidores com características de bricoleur, o comportamento de caça ao tesouro, a experiência de serendipidade e a compra por impulso em mercados de segunda mão. Por extensão, considera-se a influência de variáveis sociodemográficas e do cenário pandêmico nas relações entre os construtos. Para testar tais relações, uma survey on-line reuniu dados de 775 consumidores válidos, sendo 584 mulheres e 191 homens com a média de idade de 32 anos (DP = 10,05 anos). Testou-se empiricamente o modelo proposto usando modelagem por equações estruturais, incluindo análise multigrupos. Em resumo, os principais resultados revelam que a caça ao tesouro influencia compras impulsivas. Além disso, a experiência de serendipidade é um fator determinante para os consumidores que não alteraram a frequência de compras durante a pandemia do coronavírus. De forma surpreendente, identificou-se que os consumidores bricoleurs não estão propensos a compras impulsivas; contudo, eles estão relacionados à caça ao tesouro e à serendipidade. Teoricamente, esta pesquisa contribui para avançar o desenvolvimento da compra por impulso em mercados de segunda mão e para consolidar a serendipidade e o consumidor com características de bricoleur no campo do comportamento do consumidor. Do ponto de vista gerencial, implicações práticas são sugeridas, como reuniões de troca, para reduzir os resultados adversos da compra por impulso. Além disso, sugere-se estratégias de marketing comunicacional, como a promoção da experiência de serendipidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompras – Brasilpt_BR
dc.subjectComportamento compulsivo - Brasilpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor – Modelos matemáticospt_BR
dc.subjectParadigmas (Ciências sociais)pt_BR
dc.subjectMercados – Brasilpt_BR
dc.subjectComunicação em marketing – Brasilpt_BR
dc.titleMuito além de uma aventura : análise dos antecedentes da compra por impulso em mercados de segunda mãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9069050224448597pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxAlthough second-hand markets gained momentum in academia as a purchase channel that drives sustainable consumption, some scholars question this assumption by suggesting that this context boosts impulse buying. This research contributes to this debate by developing an analytical model to explore why impulse buying occurs in these markets. Drawing upon the perspective that consumer traits and situational factors are the most promising to explain impulse buying, it is analyzed the relationships among consumers with bricoleur features, treasure hunting behavior, serendipity experience and impulse buying in second-hand markets. In addition, the influence of sociodemographic variables and the pandemic scenario on the relationships among the constructs are considered. To test such relations, an online survey gathered data from 775 valid consumers, of which 584 were women and 191 were men with a mean age of 32 years old (SD = 10.05). The proposed model is empirically tested using structural equation modeling, including multigroup analysis. In short, the main results reveal that treasure hunting influences impulse buying; furthermore, the serendipity experience is a determinant factor for consumers who have not changed shopping frequency during the coronavirus pandemic. Surprisingly, the study shows that bricoleur consumers are not prone to impulse buying; however, they are related to treasure hunting and serendipity. Theoretically, this research contributes to further developing impulse buying in second-hand markets and consolidating serendipity and bricoleur consumer in the consumer behavior field. From a managerial point of view, practical implications, such as swap meets, are suggested to reduce adverse outcomes from impulse buying. Also, marketing communication strategies are suggested, such as promoting the serendipity experience.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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DISSERTAÇÃO Patrícia de Oliveira Campos.pdf
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