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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44985

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Title: Muito além de uma aventura : análise dos antecedentes da compra por impulso em mercados de segunda mão
Authors: CAMPOS, Patrícia de Oliveira
Keywords: Compras – Brasil; Comportamento compulsivo - Brasil; Comportamento do consumidor – Modelos matemáticos; Paradigmas (Ciências sociais); Mercados – Brasil; Comunicação em marketing – Brasil
Issue Date: 18-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: CAMPOS, Patrícia de Oliveira. Muito além de uma aventura: análise dos antecedentes da compra por impulso em mercados de segunda mão. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Embora os mercados de segunda mão tenham ganhado visibilidade na academia como um canal de compra que impulsiona o consumo sustentável, alguns pesquisadores questionam esse pressuposto ao sugerir que esse contexto favorece compras impulsivas. Esta pesquisa contribui para esse debate ao desenvolver um modelo analítico para explorar os motivos pelos quais compras por impulso ocorrem nesses mercados. Baseando-se na perspectiva de que traços do consumidor e fatores situacionais são os mais promissores para explicar compras por impulso, analisa-se as relações entre consumidores com características de bricoleur, o comportamento de caça ao tesouro, a experiência de serendipidade e a compra por impulso em mercados de segunda mão. Por extensão, considera-se a influência de variáveis sociodemográficas e do cenário pandêmico nas relações entre os construtos. Para testar tais relações, uma survey on-line reuniu dados de 775 consumidores válidos, sendo 584 mulheres e 191 homens com a média de idade de 32 anos (DP = 10,05 anos). Testou-se empiricamente o modelo proposto usando modelagem por equações estruturais, incluindo análise multigrupos. Em resumo, os principais resultados revelam que a caça ao tesouro influencia compras impulsivas. Além disso, a experiência de serendipidade é um fator determinante para os consumidores que não alteraram a frequência de compras durante a pandemia do coronavírus. De forma surpreendente, identificou-se que os consumidores bricoleurs não estão propensos a compras impulsivas; contudo, eles estão relacionados à caça ao tesouro e à serendipidade. Teoricamente, esta pesquisa contribui para avançar o desenvolvimento da compra por impulso em mercados de segunda mão e para consolidar a serendipidade e o consumidor com características de bricoleur no campo do comportamento do consumidor. Do ponto de vista gerencial, implicações práticas são sugeridas, como reuniões de troca, para reduzir os resultados adversos da compra por impulso. Além disso, sugere-se estratégias de marketing comunicacional, como a promoção da experiência de serendipidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44985
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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