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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44994

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Title: Evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco
Authors: MELO, Filipe Rocha de
Keywords: Política pública; Evasão escolar; Ensino médio; Ensino profissional
Issue Date: 31-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: MELO, Filipe Rocha de. Evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabalho objetivou identificar alguns fatores explicativos para a evasão nos Cursos Técnicos de Agropecuária e Agroindústria Integrados ao Ensino Médio, ofertados pelo campus Vitória de Santo Antão, do Instituto Federal de Pernambuco. As variáveis analisadas foram indicadas pela literatura existente e acessível sobre evasão no Ensino Superior, uma vez que não encontramos trabalhos dessa natureza tratando especificamente do Ensino Médio ou da Educação Profissional e Tecnológica. A base de dados foi composta com as informações de 748 estudantes que ingressaram nos cursos de 2013 a 2016. Foram selecionadas como variáveis independentes: idade, sexo, cidade de residência, nota no vestibular, recebimento de auxílio financeiro, contemplação com moradia estudantil, participação em projeto de pesquisa e/ou extensão; a fim de verificar suas respectivas correlações com o resultado obtido por cada estudante (conclusão ou evasão) após 4 anos do seu ingresso no curso. Nossa hipótese principal era que quando a família ou o próprio indivíduo precisa obter ou aumentar sua renda, ocorre a evasão. Estatisticamente, foi testada a correlação de Spearman entre as variáveis independentes e a variável dependente e estruturados dois modelos de regressão logística binária. Em geral, as correlações confirmaram aquilo que havíamos encontrado na literatura disponível e confirmadas na regressão, mostrando-se significativas (com exceção de uma), donde concluímos que essas variáveis ajudam a explicar e a compreender o fenômeno da evasão nos cursos considerados, sem - obviamente - esgotar a complexidade pertinente a ele.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44994
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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