Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45066

Compartilhe esta página

Título: Uso da abordagem CTSA para contextualizar o ensino de eletroquímica no ensino médio.
Autor(es): FARIAS, Ayron Almeida Cordeiro de
Palavras-chave: CTSA; Contextualização; Pilhas; Baterias
Data do documento: 27-Mai-2022
Citação: FARIAS, Ayron Almeida Cordeiro de. Uso da abordagem CTSA para contextualizar o ensino de eletroquímica no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Entre os diversos problemas enfrentados no ensino de química estão as dificuldades na aprendizagem devido à falta de contextualização desde ponto de vista histórico, cultural, econômico e até tecnológico. Assim, o uso de contextos que interagem com a realidade do estudante podem contribuir de forma significativa para a aprendizagem de conceitos científicos. Diante dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da contextualização no ensino de eletroquímica a partir do uso da abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). O desenvolvimento deste projeto se deu em turmas de 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco – campus Belo Jardim, cidade destacada como polo na produção de baterias automotivas. Contando com a participação de um total de 26 estudantes que ainda não haviam estudado o conteúdo de eletroquímica, a atividade dividiu-se em 6 momentos distribuídos ao longo de 5 semanas, em que foram aplicados 3 questionários utilizados como instrumentos de coleta de dados no decorrer desta aplicação. A partir da comparação entre as respostas dos questionários percebeu-se mudanças na capacidade dos participantes construírem argumentos coerentes acerca do conteúdo científico que foi trabalhado e, além disso, houve um alto índice de acertos nas questões relacionadas há contextos tecnológicos, sociais e ambientais. Os resultados obtidos revelam a importância de se trabalhar o conteúdo de eletroquímica a partir de uma prática contextualizada e, para este fim, a abordagem CTSA mostrou-se uma alternativa relevante visto que auxiliou a assimilação do conteúdo pelo estudante a partir de diferentes perspectivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45066
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL - AYRON FARIAS - TCC.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons