Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45082

Compartilhe esta página

Título: Indústria Criativa em Pernambuco : onde está localizada e como o emprego se comporta ao longo do tempo – uma análise para os anos de 2010-2019.
Autor(es): PRECILIANO, Mirthis Melo da Silva
Palavras-chave: Economia criativa; Indústria criativa; Quociente locacional; Cidades criativas
Data do documento: 24-Mai-2022
Citação: PRECILIANO, Mirthis Melo da Silva. Indústria criativa em Pernambuco: onde está localizada e como o emprego se comporta ao longo do tempo – uma análise para os anos de 2010-2019. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022
Abstract: A Economia Criativa é um termo abrangente que ainda não possui uma definição certa, mas que aponta como meio de desenvolvimento, mais inclusivo e mais sustentável. A rede de Cidades Criativas da UNESCO já possui 12 cidades brasileiras em sua composição, possibilitando maior desenvolvimento e integração entre várias cidades criativas em todo mundo, e que pode ser uma realidade para outras cidades brasileiras. Sendo assim, o trabalho teve por objetivo principal identificar as cidades pernambucanas que possuem especialização na Indústria Criativa e, além disso, ver como essa Indústria se comportou no estado no período de 2010-2019. Para tanto foi utilizado um método de estudo histórico, através da análise e discussão de artigos científicos e livros ligados à Economia Criativa, contextualizando a teoria acerca do tema e fazendo análises quantitativas através de dados retirados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) disponíveis no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados foram trabalhados usando o Índice do Quociente Locacional (QL) para identificar as cidades que possuíam especialização produtiva na referida Indústrias, foram aplicados filtros como participação produtiva na área superior a 1% e cidades que possuíam um número de estabelecimentos igual ou superior a 10 nesta mesma área, para identificar aglomerações produtivas e evitar distorções presentes no índice QL. Para realização dos cálculos foi utilizado o software Microsoft Excel. Foram identificadas 19 cidades pernambucanas dentro das especificações, algumas destas já recebem incentivos governamentais e empresariais, o que evidencia, de fato, o desenvolvimento e a importância da Indústria Criativa em Pernambuco. Foram mostradas também outras cidades, que não passaram nos filtros estabelecidos, mas que possuem potencial para se desenvolver, podendo precisar de incentivos, conscientização e recursos para tal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45082
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia.pdf538,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons