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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45244

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Título: Instrumento de rastreio para crianças com transtorno do espectro autista em idade pré-escolar
Autor(es): GOIS, Thallyta Midiã Mota de
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista; Pré-escolar; Rastreamento; Estudo de validação
Data do documento: 21-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GOIS, Thallyta Midiã Mota de. Instrumento de rastreio para crianças com transtorno do espectro autista em idade pré-escolar. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio de desenvolvimento complexo, que apresenta etiologias múltiplas e que se se caracteriza por graus variados de gravidade. A avaliação do transtorno do espectro autista tornou-se uma área importante de investigação para muitos autores, pois quando mais cedo uma criança puder ser identificada, mais rápidas serão a intervenção e o prognostico. O objetivo deste estudo investigar evidências de validade de conteúdo de um instrumento de identificação de sinais de risco para o transtorno do espectro autista em criança pré-escolares. A elaboração do instrumento consistiu do desenvolvimento das questões, submissão das questões a um comitê de juízes especialistas e subsequente avaliação pelos membros da população alvo. Para avaliação do conteúdo participaram 15 juízes, com expertise em transtorno do espectro autista, que julgaram os itens da primeira versão do instrumento quanto à relevância e representatividade para um determinado conceito. A segunda etapa contou com a participação de 10 professores da educação infantil que avaliaram os itens da segunda versão quanto à compreensão dos itens. A terceira etapa contou com a participação de dois juízes, que julgaram os itens da terceira versão quanto à relevância e representatividade, e por dois professores que avaliaram quanto à compreensão. A investigação da literatura permitiu a construção da primeira versão do instrumento composta por duas categorias: Comunicação social e Interação social e Padrões de comportamento. Na etapa de análise das questões por juízes, os índices IVC e IVC-I evidenciaram alta concordância entre os especialistas. Contudo, houve necessidade de ajuste de alguns itens, sendo proposta uma segunda versão. A etapa de análise por membros da população alvo revelou que a grande maioria dos itens eram compreendidos pelos avaliadores, havendo necessidade de alguns ajustes, que culminaram na elaboração da terceira versão. Por fim, o instrumento foi submetido a análise de duas especialistas e pelo grupo da população alvo que resultou na quarta versão. O instrumento elaborado mostrou evidências de validade de conteúdo, devendo seguir para as próximas etapas de validação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45244
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

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