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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45245

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dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorMARTINS, Douglas Lima-
dc.date.accessioned2022-07-27T14:12:25Z-
dc.date.available2022-07-27T14:12:25Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationMARTINS, Douglas Lima. Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45245-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa os efeitos do serviço de ridesourcing no uso e propriedade do automóvel nas cidades brasileiras e discute suas implicações para a mobilidade sustentável. Nas últimas décadas, o planejamento dos transportes gerou uma priorização do automóvel em detrimento de modos ativos e coletivos. A busca por uma mobilidade mais sustentável tenta reverter esse processo. Recentemente, serviços de mobilidade compartilhada surgiram como novas formas de se locomover pelas cidades. O ridesourcing faz parte desses serviços e tem obtido grande destaque nas cidades brasileiras. Diante do exposto, esse trabalho teve como objetivo geral estudar a relação entre o ridesourcing e o uso e a propriedade do automóvel e analisar seus impactos na mobilidade urbana no Brasil. O estudo empírico foi realizado utilizando dados das 10 maiores regiões metropolitanas do país e um questionário com respondentes de todo o país. Os métodos utilizados foram regressão linear com estimador em diferenças em diferenças, modelos de escolha discreta e rank data analysis. Os resultados demonstraram que o ridesourcing não possui efeitos expressivos na propriedade do automóvel e que o uso do serviço pode estar relacionado com um maior uso de modos ativos e coletivos. Também foi encontrado que o ridesourcing possui uma avaliação semelhante ao automóvel e que há uma disparidade desses com os demais modos. A partir disso é discutido como políticas públicas de transporte podem direcionar o uso do serviço de modo a propiciar uma mobilidade mais sustentável.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectRidesourcingpt_BR
dc.subjectPropriedade do automóvelpt_BR
dc.subjectUso do carropt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.subjectMobilidade compartilhadapt_BR
dc.titleEstudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6585997525053407pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation analyzes the effects of ridesourcing service on car use and ownership in Brazilian cities and discusses its implications for sustainable mobility. In recent decades, transport planning has generated car prioritization over active and collective modes. The aim for a more sustainable mobility tries to reverse this process. Recently, shared mobility services have emerged as new ways of getting around cities. Ridesourcing is part of these services and has gained great value in Brazilian cities. Given the above, this work aimed to study the relationship between ridesourcing and car use and ownership and analyze its impacts on urban mobility planning in Brazil. The empirical study was carried out using data from the 10 largest metropolitan regions in the country and a questionnaire with respondents from all over the country. The methods used were linear regression with a difference-in-difference estimator, discrete choice models, and rank data analysis. The results showed that ridesourcing does not have expressive effects on car ownership, and that the use of the service may be related to greater use of active and collective modes. It was also found that ridesourcing has an evaluation similar to the automobile and that there is a disparity between these and other modes. From that, it is discussed how public transport policies can guide the use of the service in order to provide more sustainable mobility.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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