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Título : Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel
Autor : MARTINS, Douglas Lima
Palabras clave : Engenharia civil; Ridesourcing; Propriedade do automóvel; Uso do carro; Mobilidade urbana sustentável; Mobilidade compartilhada
Fecha de publicación : 10-sep-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MARTINS, Douglas Lima. Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Esta dissertação analisa os efeitos do serviço de ridesourcing no uso e propriedade do automóvel nas cidades brasileiras e discute suas implicações para a mobilidade sustentável. Nas últimas décadas, o planejamento dos transportes gerou uma priorização do automóvel em detrimento de modos ativos e coletivos. A busca por uma mobilidade mais sustentável tenta reverter esse processo. Recentemente, serviços de mobilidade compartilhada surgiram como novas formas de se locomover pelas cidades. O ridesourcing faz parte desses serviços e tem obtido grande destaque nas cidades brasileiras. Diante do exposto, esse trabalho teve como objetivo geral estudar a relação entre o ridesourcing e o uso e a propriedade do automóvel e analisar seus impactos na mobilidade urbana no Brasil. O estudo empírico foi realizado utilizando dados das 10 maiores regiões metropolitanas do país e um questionário com respondentes de todo o país. Os métodos utilizados foram regressão linear com estimador em diferenças em diferenças, modelos de escolha discreta e rank data analysis. Os resultados demonstraram que o ridesourcing não possui efeitos expressivos na propriedade do automóvel e que o uso do serviço pode estar relacionado com um maior uso de modos ativos e coletivos. Também foi encontrado que o ridesourcing possui uma avaliação semelhante ao automóvel e que há uma disparidade desses com os demais modos. A partir disso é discutido como políticas públicas de transporte podem direcionar o uso do serviço de modo a propiciar uma mobilidade mais sustentável.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45245
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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