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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45293
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Title: | Palavras e imagens : um estudo acerca da subjetivação no processo de escolha pelos professores orientadores |
Authors: | SILVA, Brenda Daniele Souza |
Keywords: | Devir (Filosofia); Professores de matemática - Pernambuco; Fotografia; Diferença (Filosofia) |
Issue Date: | 22-Nov-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, Brenda Daniele Souza. Palavras e imagens: um estudo acerca da subjetivação no processo de escolha pelos professores orientadores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Alguns pesquisadores defendem que a aprendizagem depende em parte da relação entre os professores, os alunos e o saber, todavia acreditamos existirem outras variáveis que interferem nessas relações. Adentrando o ambiente universitário, considera-se que, durante a graduação, os estudantes são perpassados por inúmeras linhas de subjetivação (FOUCAULT, 2010), que estão presentes durante toda a vida deles. Assim sendo, após consulta na literatura, foi possível fazer um diagnóstico de que, aproximadamente, 86% das pesquisas desenvolvidas até a data da busca, num curso de Matemática-Licenciatura, seguiam a linha de pesquisa ou a atuação dos professores orientadores (SILVA, 2017). Com isso, almejamos entender como se dá a escolha de professores orientadores por parte dos graduandos. Em consequência, esta pesquisa buscou investigar a subjetivação no processo do aluno ao eleger um professor orientador no curso de Matemática- Licenciatura de uma instituição pública federal. Procuramos desemaranhar algumas das enredadas linhas de forças, observando e identificando, no discurso dos graduandos, como ocorria a relação dos sujeitos da pesquisa com os professores orientadores, e como os desejos e agenciamentos perpassaram esses graduandos naquele momento (DELEUZE, 2011; DELEUZE, GUATTARI 2011; ROLNIK, 2011). Imersos na Filosofia da Diferença, por meio de uma Cartografia Existencial, identificamos que ainda está enraizada em nossa sociedade a ideia do professor como uma figura de autoridade, detentora do saber, ideal a ser alcançado ou modelo a ser seguido. Dada essa postura, buscamos também desmistificar essa busca, abordando o devir professor (DELEUZE; GUATTARI, 2012). Este estudo nos permitiu observar os sujeitos, as afetações, os agenciamentos, os desejos e desmistificar a ideia de que subjetividade seja um tipo de “recipiente”, a princípio, vazio em que vamos preenchendo com coisas exteriores as quais seriam “interiorizadas” por nós (GUATTARI; ROLNIK, 1999). Reforçamos que aprendizagem é agenciamento, aprendizagem é rizoma, é mapa. (DELEUZE; GUATTARI, 1995). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45293 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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