Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45348

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Maria Fabiana da Silva-
dc.contributor.authorFREITAS, Washington Matheus Dias de-
dc.date.accessioned2022-08-01T14:06:36Z-
dc.date.available2022-08-01T14:06:36Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.date.submitted2022-07-20-
dc.identifier.citationFREITAS, Washington Matheus Dias de. Hipódromo pedagógico e a corrida dos cavalos de tróia na educação:: a pedagogia das competências na escola da escolha na abordagem do conteúdo de desenvolvimento sustentável. 2022. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45348-
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado “Hipódromo Pedagógico e a Corrida dos Cavalos de Tróia na Educação: A Pedagogia das Competências na Escola da Escolha na Abordagem do Conteúdo de Desenvolvimento Sustentável” tem como objetivo principal Compreender em que consistem as habilidades e competências nos anos finais do ensino fundamental na abordagem dos conteúdos de desenvolvimento sustentável na disciplina de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental no modelo da Escola da Escolha em Belo jardim/PE. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico, e trouxe como método o materialismo histórico-dialético. O levantamento de dados foi realizado a partir da leitura de trabalhos que se relacionavam com conceitos de: Políticas Educacionais, Competências e Habilidades, Escola da Escolha, projeto de vida, protagonismo, Organismos Internacionais, BNCC, desenvolvimento sustentável, entre outros. A pesquisa traz como adendo uma entrevista com os professores da Escola Dulce Ramos, localizada no município de Belo jardim – PE. Para tal, utilizou-se uma pesquisa semiestruturada destinada ao professor de ciências e protagonismo, visando relacionar as questões discutidas no levantamento bibliográfico com a realidade prática da escola. O marco teórico suscitado no trabalho reside na relação das políticas educacionais com a reestruturação produtiva que acabam por direcionar a educação para atender as demandas do século XXl. Neste sentido, o terceiro setor adentra estes espaços oferecendo propostas inovadoras, comprometidas com a mudança de paradigmas da educação pública de qualidade, objetivando a inserção do Brasil no processo de globalização e de desenvolvimento social-econômico. As abordagens traçadas por estes Organismos Multilaterais visam trabalhar as Competências e Habilidades sob perspectivas sistematizadas que promovam melhores resultados para os objetivos ao qual se destinam. Os resultados desta pesquisa sugerem que a abordagem do conteúdo de desenvolvimento sustentável, comprometido com as Competências e Habilidades da BNCC trabalhadas a partir do modelo sistematizado do modelo da Escola da Escolha se alinham as demandas dos Organismos Internacionais objetivando o compromisso com a reestruturação produtiva, promovendo uma emancipação de cunho neoliberal para dar conta de resolver os problemas do capitalismo numa proposta de atribuir via responsabilização social a função de resolver os problemas da superprodução, esvaziando o cunho crítico e emancipatório do ensino de ciências.pt_BR
dc.format.extent99p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectEscola da Escolhapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.titleHipódromo pedagógico e a corrida dos cavalos de Tróia na educação: a pedagogia das competências na escola da escolha na abordagem do conteúdo de desenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9914415291327694pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5214155923815463pt_BR
dc.description.abstractxThe present work entitled "Pedagogical Hippodrome and the Trojan Horse Race in Education: The Pedagogy of Competencies in the School of Choice in the Approach to Sustainable Development Content" has as main objective to understand what the skills and competences in the final years of education consist of fundamental in the discipline of sustainable development contents in the approach of nature science in the final years of fundamental in the model of the school of choice in Belo Jardim/PE. As a methodological strategy, we chose to carry out a theoretical research of a bibliographic nature, and brought as the historical-dialectical materialism. The data collection was carried out from the reading of works that were related to concepts of: Educational Policies, Competences and Abilities, School of Choice, life project, protagonism, International Organizations, BNCC, sustainable development, among others. The research brings as an addendum an interview with the teachers of the Dulce Ramos School, located in the municipality of Belo Jardim - PE. To this end, a semi-structured research was used, aimed at the school, the science teacher and the science proposition, focused on issues related to the practice of bibliographic research. The theoretical framework raised in the work resides in the relationship of educational policies with success that ends up directing education to meet the demands of the 21st century. In this sense, the third sector enters these spaces of change and the objective definition of the quality of the development of public public education, making Brazil in the process of economic and social globalization. The approaches outlined by these Multilateral Organizations aim at Competences and Abilities under the systematic perspectives that promote the best results for the objectives for which they are intended. The results of this research were developed for the approach of sustainable content, committed to the BNCC Competencies and Abilities worked from the systematized model of the Escola da Escolha model align with the demands of the Organisms international objectives or commitment to productivity, promoting an emancipation for the function of solving the problems of overproduction, emptying the critical and emancipatory teaching of science teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Washington Matheus Dias de Freitas - Química-Licenciatura.pdf897,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons