Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45549
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Gustavo Henrique Lemos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T12:35:42Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09T12:35:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gustavo Henrique Lemos de. A produção científica sobre o ensino de físico-química de 2005 à 2020: um estudo a partir da proposta de mapeamentos horizontal e vertical. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45549 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar por meio de mapeamento horizontal e vertical a produção científica brasileira em torno do Ensino de Físico-Química de 2005 à 2020. O estudo parte da constatação da ausência na literatura acadêmica de uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre sua produção científica. Dessa maneira o nosso trabalho ao passo que se propõe utilizar a metodologia de Mapeamento em Pesquisa Educacional, que é utilizada como uma das linhas de investigação do NUPERES (grupo de pesquisa ligado ao PPGECM da UFPE-CAA) também problematiza a noção de mapeamento nas pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática. Com isso, decidimos aplicar esta investigação no formato multipaper, que também é uma proposta comum aos trabalhos produzidos pelo grupo, com um total de três artigos. No primeiro, aplicamos um Mapeamento Horizontal sobre a produção científica brasileira que trabalha com pesquisas de cunho bibliográfico e que usem o termo mapeamento para ela. Assim, agrupamos as concepções em dois grandes grupos: o primeiro que trata do mapeamento como uma etapa de uma pesquisa maior, as quais chamam de estado da arte; e o segundo que não segue nenhuma padronização específica, ou seja, dá o nome de mapeamento no sentido de inventário, todavia investiga aspectos próprios do recorte teórico pesquisado. Sequencialmente, o segundo artigo aplica o Mapeamento Horizontal na produção científica brasileira de 2005 a 2020 sobre o Ensino de Físico-Química. Dessa forma, mapeamos 389 investigações nos quatro territórios propostos: teses de doutorado, dissertações de mestrado, artigos em periódicos e comunicações em eventos científicos. Assim, constatamos o aumento da quantidade de publicações no decorrer do tempo pesquisado, assim como uma concentração de trabalhos no sudeste e nordeste do país. Além disso, a Química Nova na Escola foi a revista com mais publicações e os eventos com mais investigações foram o ENPEC e o ENEQ. Finalmente, no terceiro artigo, aplicamos um mapeamento vertical nas teses e dissertações mapeadas no segundo artigo. Com isso, constatamos a variação de público-alvo nos diferentes territórios de pós-graduação, uma presença maior dessas pesquisas no conteúdo de Equilíbrio Químico, e apontamentos sobre dificuldade de entendimento dos conceitos de Físico-Química. Soma-se a isso que as metodologias aplicadas foram de tipos variados. Por conseguinte, notamos que os Mapeamentos Horizontal e Vertical permitem o entendimento tanto do panorama quanto de detalhes mais específicos sobre um determinado tema investigado como foi o do Ensino de Físico-Química no nosso caso. Entretanto, na comunidade científica brasileira o entendimento sobre o termo mapeamento ainda é disperso e pouco claro, o que pode gerar confusão na aplicação do tema e um procedimento específico pode ajudar na utilização dessa metodologia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mapas na educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Físico-química - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Publicações científicas - Brasil | pt_BR |
dc.title | A produção científica sobre o ensino de físico-química de 2005 à 2020 : um estudo a partir da proposta de mapeamentos horizontal e vertical | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CAVALCANTE, José Luiz | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9548804921738053 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work had as general objective to analyze, through horizontal and vertical mapping, the Brazilian scientific production around the Teaching of Physical Chemistry from 2005 to 2020. scientific. In this way, our work, while it proposes to use the Mapping methodology in Educational Research, which is used as one of the lines of investigation of NUPERES (research group linked to the PPGECM of UFPE-CAA) also problematizes the notion of mapping in research in Teaching of Science and Mathematics. With that, we decided to apply this investigation in the multipaper format, which is also a common proposal to the works produced by the group, with a total of three articles. In the first one, we apply a Horizontal Mapping on Brazilian scientific production that works with bibliographic research and that use the term mapping for it. Thus, we grouped the concepts into two large groups: the first one deals with mapping as a stage of a larger research, which they call the state of the art; and the second that does not follow any specific standardization, that is, it gives the name of mapping in the sense of inventory, however it investigates specific aspects of the researched theoretical framework. Sequentially, the second article applies Horizontal Mapping in Brazilian scientific production from 2005 to 2020 on the Teaching of Physical Chemistry. Thus, we mapped 389 investigations in the four proposed territories: doctoral theses, master's dissertations, articles in journals and communications to scientific events. Thus, we found an increase in the number of publications over the time surveyed, as well as a concentration of works in the southeast and northeast of the country. In addition, Química Nova na Escola was the journal with the most publications and the events with the most investigations were ENPEC and ENEQ. Finally, in the third article, we apply a vertical mapping to the theses and dissertations mapped in the second article. With that, we found the variation of the target audience in the different postgraduate territories, a greater presence of these researches in the Chemical Equilibrium content, the note about difficulty of understanding the concepts of Physical-Chemistry. Meanwhile, we observed that the methodologies applied were varied. Therefore, we conclude that the Horizontal and Vertical Mappings allow the understanding of both the panorama and more specific details about a certain investigated topic as was the Teaching of Physical-Chemistry in our case. However, in the Brazilian scientific community, the understanding of the term mapping is still dispersed and unclear, which can lead to confusion in the application of the theme and a specific procedure can help in using of this methodology. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8710332691223939 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique Lemos de Souza.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons