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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45549
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Title: | A produção científica sobre o ensino de físico-química de 2005 à 2020 : um estudo a partir da proposta de mapeamentos horizontal e vertical |
Authors: | SOUZA, Gustavo Henrique Lemos de |
Keywords: | Mapas na educação - Brasil; Ensino superior - Brasil; Físico-química - Brasil; Publicações científicas - Brasil |
Issue Date: | 18-Feb-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SOUZA, Gustavo Henrique Lemos de. A produção científica sobre o ensino de físico-química de 2005 à 2020: um estudo a partir da proposta de mapeamentos horizontal e vertical. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo analisar por meio de mapeamento horizontal e vertical a produção científica brasileira em torno do Ensino de Físico-Química de 2005 à 2020. O estudo parte da constatação da ausência na literatura acadêmica de uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre sua produção científica. Dessa maneira o nosso trabalho ao passo que se propõe utilizar a metodologia de Mapeamento em Pesquisa Educacional, que é utilizada como uma das linhas de investigação do NUPERES (grupo de pesquisa ligado ao PPGECM da UFPE-CAA) também problematiza a noção de mapeamento nas pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática. Com isso, decidimos aplicar esta investigação no formato multipaper, que também é uma proposta comum aos trabalhos produzidos pelo grupo, com um total de três artigos. No primeiro, aplicamos um Mapeamento Horizontal sobre a produção científica brasileira que trabalha com pesquisas de cunho bibliográfico e que usem o termo mapeamento para ela. Assim, agrupamos as concepções em dois grandes grupos: o primeiro que trata do mapeamento como uma etapa de uma pesquisa maior, as quais chamam de estado da arte; e o segundo que não segue nenhuma padronização específica, ou seja, dá o nome de mapeamento no sentido de inventário, todavia investiga aspectos próprios do recorte teórico pesquisado. Sequencialmente, o segundo artigo aplica o Mapeamento Horizontal na produção científica brasileira de 2005 a 2020 sobre o Ensino de Físico-Química. Dessa forma, mapeamos 389 investigações nos quatro territórios propostos: teses de doutorado, dissertações de mestrado, artigos em periódicos e comunicações em eventos científicos. Assim, constatamos o aumento da quantidade de publicações no decorrer do tempo pesquisado, assim como uma concentração de trabalhos no sudeste e nordeste do país. Além disso, a Química Nova na Escola foi a revista com mais publicações e os eventos com mais investigações foram o ENPEC e o ENEQ. Finalmente, no terceiro artigo, aplicamos um mapeamento vertical nas teses e dissertações mapeadas no segundo artigo. Com isso, constatamos a variação de público-alvo nos diferentes territórios de pós-graduação, uma presença maior dessas pesquisas no conteúdo de Equilíbrio Químico, e apontamentos sobre dificuldade de entendimento dos conceitos de Físico-Química. Soma-se a isso que as metodologias aplicadas foram de tipos variados. Por conseguinte, notamos que os Mapeamentos Horizontal e Vertical permitem o entendimento tanto do panorama quanto de detalhes mais específicos sobre um determinado tema investigado como foi o do Ensino de Físico-Química no nosso caso. Entretanto, na comunidade científica brasileira o entendimento sobre o termo mapeamento ainda é disperso e pouco claro, o que pode gerar confusão na aplicação do tema e um procedimento específico pode ajudar na utilização dessa metodologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45549 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique Lemos de Souza.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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