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Título: Vídeo educacional para a promoção do autocuidado com a fístula arteriovenosa : ensaio clínico randomizado
Autor(es): PESSOA, Natália Ramos Costa
Palavras-chave: Fístula arteriovenosa; Insuficiência renal crônica; Educação em saúde; Autocuidado
Data do documento: 22-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PESSOA, Natália Ramos Costa. Vídeo educacional para a promoção do autocuidado com a fístula arteriovenosa: ensaio clínico randomizado. 2022. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A Fístula Arteriovenosa é o acesso mais adequado para o tratamento de hemodiálise por permitir uma abordagem segura e contínua do sistema vascular, além de possuir maior durabilidade. Contudo, algumas complicações são frequentes durante a sua construção e uso, sendo importante a implementação de ações de autocuidado pelos pacientes renais crônicos. Na tentativa de favorecer a prática dessas ações, o enfermeiro deve organizar treinamentos regulares direcionados aos pacientes com o uso de tecnologias educacionais, a exemplo dos meios audiovisuais, as quais são intervenções simples, de baixo custo e fácil implementação e estão associadas a melhoras do nível de conhecimento. A utilização de um vídeo educacional como estratégia educativa pode promover conhecimento, atitudes e habilidades do autocuidado de pacientes renais com a fístula. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito de um vídeo educacional no conhecimento, atitude e prática de autocuidado nos pacientes submetidos à hemodiálise por fístula arteriovenosa. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, em que 55 pacientes renais em hemodiálise foram dispostos nos grupos controle (27 pacientes) e intervenção (28 pacientes). A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) contato inicial; 2) aplicação da intervenção; 3) avaliação dos desfechos. A avaliação do autocuidado de pacientes renais com a fístula foi realizada na primeira e terceira etapas do estudo por meio da Escala de conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula arteriovenosa, a qual tem 19 itens relacionados ao conhecimento, quatro da atitude e oito relativos à prática de autocuidado com a fístula em sua versão final e apresenta valores de ômega de McDonald de 0,896, 0,843 e 0,702, respectivamente. Para a análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva e inferencial. A normalidade das médias das frequências foi avaliada pelo teste de Kolmogorov- Smirnov. Para verificação da homogeneidade na linha de base em relação às características sociodemográficas e clínicas e para a avaliação das diferenças entre o conhecimento, atitude e prática de autocuidado entre os grupos, foi utilizado o teste t de Student quando as variáveis eram normais, o teste U de Mann-Whitney quando não houve normalidade. O Teste de Friedman foi utilizado para verificação da diferença entre os escores de conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a fístula na linha de base, sétimo e décimo quarto dias, em cada grupo. Para todas as conclusões, foi considerado nível de significância de 5%. O estudo foi realizado em concordância com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde mediante aprovação sob o Parecer 3.555.992 e teve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio da Chamada MCTIC/CNPq n° 28/2018 - Universal/Faixa A - Até R$ 30.000,00. Em relação à diferença no conhecimento, atitude e prática de autocuidado com a FAV entre os grupos controle e intervenção no sétimo e décimo quarto dias, só foi evidenciada significância estatística entre os escores de prática no sétimo dia de seguimento. Já, no que se refere às diferenças intragrupos durante os quatorze dias de seguimento, observou-se diferença estatística entre o conhecimento e prática de autocuidado com a fístula dos participantes do grupo intervenção e controle. Logo, o vídeo educacional contribuiu para o aumento do conhecimento, atitude e prática do autocuidado de pacientes renais com a fístula arteriovenosa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45551
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

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