Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45702

Compartilhe esta página

Título: Sistema de Organização do Conhecimento : um mapeamento de conceitos e processos para a Ciência da Informação no Brasil
Autor(es): NASCIMENTO, Felipe Mozart de Santana
Palavras-chave: Sistemas de Organização do Conhecimento; Taxonomia; Tesauro; Ontologia
Data do documento: 1-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Felipe Mozart de Santana. Sistema de Organização do Conhecimento: um mapeamento de conceitos e processos para a Ciência da Informação no Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O percurso histórico e científico da Ciência da Informação está orientado pelas práticas de tratamento e organização da informação e do conhecimento, bem como a representação, gestão, recuperação e acesso. Aliado a este percurso encontram- se os avanços das tecnologias digitais. A integração dessas práticas e o aperfeiçoamento dessas tecnologias motivaram o aprimoramento de conceitos; processos; instrumentos; métodos; e tantas outras operações inerentes aos ensaístas, pesquisadores e profissionais dessa ciência. Neste sentido, este estudo objetivou mapear os conceitos e processos dos Sistemas de Organização do Conhecimento (tesauro, taxonomia e ontologia) aperfeiçoados pelo aprimoramento das tecnologias digitais, para organização e representação da informação e do conhecimento na Ciência da Informação no Brasil. Promovendo, ainda, uma investigação qualitativa dos métodos de planejamento, construção e uso desses sistemas. Portanto, a tese estruturou-se em quatro seções: Introdução, em que se buscou a contextualização da pesquisa, delimitando o problema e a justificativa da investigação; a apresentação dos objetivos aos quais a pesquisa se propôs; o percurso metodológico adotado que, neste caso, apoiou-se na Metodologia da Problematização e no Arco de Maguerez. A segunda e terceira seções refletiram sobre a área de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, respectivamente, explorando, assim, um panorama bibliográfico sobre os sistemas alvo de estudo desta tese e outros, como: Classificação, Folksonomia e Mapas Conceituais. Em seguida, na seção de análise e discussão dos resultados, foram apresentadas as reflexões em que se propuseram os objetivos desta tese, mapeando, pois, um itinerário evolutivo do desenvolvimento de sistemas de organização do conhecimento, bem como verticalizando os estudos de conceitos e processos dos sistemas alvo de investigação desta pesquisa. Por meio dos elementos anteriormente mencionados, considerou-se que tesauros, taxonomias e ontologias, para a Ciência da Informação, em seu escopo conceitual-processual, foram potencialmente aperfeiçoados em razão das propriedades e do aprimoramento das tecnologias digitais adotadas no planejamento, execução, manutenção e avaliação da aplicação e do uso desses sistemas, nos múltiplos ambientes em que se apresentaram.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45702
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Felipe Mozart de Santana Nascimento.pdf8,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons