Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45749

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPINHO, Fabio Assis-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Wagner Oliveira de-
dc.date.accessioned2022-08-16T16:17:25Z-
dc.date.available2022-08-16T16:17:25Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Wagner Oliveira de. Representação da Informação e do Conhecimento para séries artístico-pictóricas: percurso metodológico com finalidade memorialística. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45749-
dc.description.abstractTrata da representação da informação e do conhecimento de séries artístico-pictóricas. Como objetivo geral, propõe um percurso metodológico de representação, partindo da abordagem utilizada por Medeiros (2017) para representação de obras individuais, que contempla as especificidades das séries enquanto documentos iconográficos para construção de novos produtos documentários (nesta pesquisa, índices e mapas conceituais). Utiliza uma triangulação metodológica para delimitação de relações conceituais e identificação, categorização e sistematização de assuntos, através das perspectivas de Medeiros (2017) para análise e representação de obras individuais e, de Medeiros e Pinho (2017; 2018a) para análise e representação do conjunto de obras de séries artístico-pictóricas, em particular, as com narrativas memorialísticas. Sendo, esta última, foco na proposição metodológica, detalha os espaços de análise, delimitação conceitual e identificação de assuntos, descrevendo e realizando o seccionamento do processo de representação em quatro etapas fundamentais: a identificação das relações conceituais entre o conteúdo das obras; a delimitação conceitual oriunda das relações estabelecidas entre os conteúdos das obras; a identificação da intencionalidade e da mensagem transmitida com a produção/exibição da série; e, a delimitação conceitual relativa à intencionalidade e mensagem transmitida com a produção/exibição da série. Apresenta, enquanto referencial teórico, seções destinadas à caracterização das séries artístico-pictóricas no contexto da Ciência da Informação, descrevendo este tipo de documento iconográfico com base na literatura da área de Artes, pelas abordagens de House (1986) e Klein (1998) pela perspectiva da história da pintura, utilizados como autores seminais. Na sequência, discute a sistematização de conceitos para representação de séries artístico-pictóricas, dando ênfase à construção de mapas conceituais, à categorização de conceitos e a produção de índices de assunto. Como resultados, apresenta o aprofundamento dos conhecimentos produzidos pela interpretação das séries artístico-pictóricas e a ampliação das possibilidades de aplicação dos instrumentos de representação deste tipo documental na identificação/formação de novas representações documentárias para compreensão da memória social, contribuindo, sobremaneira, pela inserção da contextualidade e da intertextualidade como aspectos fundamentais aos processos de compreensão das narrativas visuais das séries artístico-pictóricas durante as atividades de análise documentária. Ao revisar os documentos que compõem o corpus de pesquisa, contribui ao sanar de ruídos metodológicos de representação do percurso de análise e representação de obras individuais. Por fim, oferece à sociedade e à comunidade acadêmica e artística, um índice de assuntos e toda a documentação gerada no seu processo de construção, bem como mapas conceituais representativos de subconjuntos temáticos identificados na série utilizada como caso específico e demonstrativo, como arcabouço de estudo, orientação e recurso de pesquisa sobre as Artes Visuais pernambucanas, sobre e sobre as metodologias de representação de documentos iconográficos, abrindo assim, uma nova cena de discussão e aprofundamento investigativo para a Ciência da Informação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSéries artístico-pictóricaspt_BR
dc.subjectRepresentação da Informação e do Conhecimentopt_BR
dc.subjectCategorização de Assuntospt_BR
dc.subjectMapas Conceituaispt_BR
dc.subjectMemória Socialpt_BR
dc.titleRepresentação da Informação e do Conhecimento para séries artístico- pictóricas : percurso metodológico com finalidade memorialísticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3827211681433050pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4220711855480007pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxIt treats the information representation and the knowledge of artistic-pictorial series. As its general objective, it proposes a methodological path of representation from the approach used by Medeiros (2017) for the representation of individual works which contemplate the specificities of the series as iconographic documents for the construction of new documentary products (in this research, indexes and concept maps). It uses a methodological triangulation for the delimitation of concept relations and identification, categorisation and systematisation of subjects through the perspectives of Medeiros (2017) for analysis and representation of individual works and, from Medeiros and Pinho (2017; 2018a) for the analysis and representation of group of artistic-pictorial series works, in particular, the ones with memorialistic narratives. Being, the latter, focused on the methodological proposition, it details the spaces of analysis, concept delimitation and identification of the concept relations and subject identification describing and making the sectioning of the process of representation in four fundamental phases: the identification of the concept relations between the content of the works; the concept delimitation deriving from the relations established between the contents of the works; the identification of the intentionality and the message conveyed with the production/exhibition of the series; and the concept delimitation related to the intentionality and the conveyed message with the production/exhibition of the series. It presents, as teorethical reference, sections destined to the characterisation of the artistic-pictorial series in the context of the Information Science, describing this type of iconographic document based on the literature of Arts realm through the approaches of House (1986) and Klein (1998) through the perspective of the painting history used as seminal authors. In the sequence, it discusses the systematisation of concepts for the representation of artistic-pictorial series, giving emphasis to the construction of concept maps, to the categorisation of concepts and the production of subject indexes. As results, it presents the deepening of the knowledge produced by the interpretation of artistic-pictorial series and the enlargement of the possibilites of application of instruments of representation of this document type in the identification/formation of new documentary representations for the understanding of the social memory, contributing, exceedingly, for the insertion of the contextuality and the intertextuality as fundamental aspects to the processes of understanding the visual narratives of the artistic-pictorial series during the activities of documentary analysis. At reviewing the documents that compose the corpus of the research, it contributes at the healing of methodological noises of representation of the analysis path and representation of individual works. At last, it offers society and the scholar and artistic communities an index of subjects and all the documentation generated in its process of construction as well as concept maps representative of thematic subsets identified in the series used as specific and demonstrative case, as study, orientation and resource framework of research about Visual Arts of Pernambuco and about the methodologies of representation of iconographic methodologies, opening this way, a new scene of discussion and investigative deepining for the Information Science.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Wagner Oliveira de Medeiros.pdf10,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons