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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45777

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Ana Lúcia Félix dos-
dc.contributor.authorSILVA, Viviane Rauane Bezerra-
dc.date.accessioned2022-08-17T16:29:14Z-
dc.date.available2022-08-17T16:29:14Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Viviane Rauane Bezerra. Hierarquização e estreitamento curricular: o BDE e a responsabilização na visão dos professores que não lecionam as disciplinas presentes no SAEPE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45777-
dc.description.abstractEste estudo aborda o Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para Educação (PMGP-ME) como política pública educacional presente na rede estadual de Pernambuco desde 2007. Busca trazer para o debate a temática da responsabilização educacional e sua especificidade na percepção dos professores que lecionam disciplinas que não são contempladas na avaliação externa, o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Assim, como também busca debater a questão dessa responsabilização docente atrelada ao ganho do Bônus de Desempenho Educacional (BDE). Tem como objetivo geral compreender a percepção dos professores que não lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática sobre a responsabilização docente atrelada ao ganho do BDE. Teoricamente, o trabalho abordou temáticas sobre as políticas públicas, educacionais e de avaliação; a bonificação atrelada a metas de desempenho e a responsabilização docente. Metodologicamente, adotou a pesquisa qualitativa, realizando análise documental e entrevistas semiestruturadas com 18 (dezoito) professores, e a análise de conteúdo como técnica para analisar os dados. O campo empírico contou com 6 (seis) escolas da rede estadual na cidade de Caruaru-PE, nas quais foram entrevistados professores que lecionam disciplinas que não são avaliadas no SAEPE. No que se refere aos documentos, os dados apontam que o governo pretende melhorar a qualidade da educação pública a partir de incentivos financeiros, monitoramento, índices sintéticos, avaliação em apenas duas disciplinas e responsabilizando professores e gestores pelo desempenho dos alunos na avaliação externa. Os resultados revelaram que os professores concordam em parte com o BDE, colocando que se trata apenas de um incentivo e não uma real valorização dos professores e destacando que, se a remuneração do professor fosse melhor, não seria necessário ter bonificação; ainda assim a maioria dos professores atua para o recebimento do Bônus a partir de diferentes estratégias. Uma das consequências dessas estratégias está no estreitamento curricular, quando os professores deixam de aprofundar os conteúdos das suas disciplinas para ceder tempo de suas aulas para conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Outra consequência é o processo de hierarquização que ocorre entre estas disciplinas diante das demais, já que há relatos de mais recursos e mais atenção por parte da gestão para o fortalecimento de Língua Portuguesa e Matemática, assim como há um maior destaque nas formações continuadas para essas duas áreas do conhecimento. Assim, foi possível entender que os professores acabam por trabalhar em função do BDE, ao passo que se sentem responsáveis pela nota da escola, e montam estratégias para alcançar a meta a todo custo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectResponsabilizaçãopt_BR
dc.subjectBDE (Bônus de Desempenho Educacional) - Pernambucopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleHierarquização e estreitamento curricular : o BDE e a responsabilização na visão dos professores que não lecionam as disciplinas presentes no SAEPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4844636090034027pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4439575996103777pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research approaches the Public Management Modernization Program – Goals for education (in the Portuguese abbreviation: PMGP-ME) as a public educational policy in the state system of Pernambuco since 2007. It aims to bring to light the debate around the teaching accountability issue and its specificity in the perception of the teachers who do not teach subjects that are not considered in the external assessment SAEPE, which stands for the Educational Assessment System of Pernambuco. Besides that, it also aims to discuss about the question concerning the teaching accountability related to earning the Educational Performance Bonus (in the Portuguese abbreviation: BDE). As the main goal it was sought to comprehend the perception of teachers who do not teach Portuguese Language and Mathematics about the teaching accountability linked to the BDE gain. Theoretically, the research addressed issues regarding public educational and assessment policies; the subsidy linked to performance goals and the teaching accountability. Methodologically, qualitative research was adopted, carrying out documentary analysis and semi-structured interviews with a number of 18 (eighteen) teachers and also carrying out content analysis as a technique to analyze the data. The empirical field featured a number of 06 (six) state schools in the city of Caruaru, Pernambuco, and teachers who teach subjects that are not assessed by SAEPE were interviewed. Concerning the documents, the data show that the government intends to improve the quality of public education from financial incentives, monitoring, synthetic indices, assessing students in only two subjects and holding teachers and principals accountable for student’s development in the external assessment. The results indicate that teachers agree to some extend with the BDE, considering that, for them, it boils down to being an incentive rather than a real recognition of the teachers, highlighting that if the teacher’s remuneration was better, there would be no need a bonus system; nevertheless, most of the teachers act to receive the bonus making use of different strategies. One of the consequences of these strategies is the curriculum narrowing, when the teachers withhold the content depth of the school subjects so as to allow more time of the class to cover Portuguese Language and Mathematics contents. Another consequence is the process of hierarchization which occurs between these school subjects at the expense of the others, since there are reports about the school management giving more resources and attention to the strengthening of Portuguese Language and Mathematics classes, as well as there is a greater emphasis on continuing education for these two areas of knowledge. Therefore, it was possible to understand that teachers end up working according to the BDE, while they feel responsible for the school’s rating, and set up strategies to achieve the goal at all costs.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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