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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45830

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAGNANI, Fábio Santana-
dc.contributor.authorSANTOS, Maurício Pereira Magalhães De Novaes-
dc.date.accessioned2022-08-18T23:41:40Z-
dc.date.available2022-08-18T23:41:40Z-
dc.date.issued2017-05-03-
dc.date.submitted2022-08-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Maurício Pereira Magalhães de Novaes. Análise computacional do fluxo de motocicletas e automóveis através de um modelo microscópico contínuo. 2017. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45830-
dc.description.abstractO planejamento de transportes nas vias urbanas é cada vez mais importante, uma vez que congestionamentos são comuns e afetam a sociedade no âmbito socioeconômico e ambiental. Desperdício de combustível, maior emissão de gases poluentes e perda de tempo são os maiores problemas relacionados com o congestionamento. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, o tráfego urbano misto (representado principalmente por carros, motos e ônibus) possui uma grande quantidade de veículos de duas rodas. Este trabalho busca estudar o fluxo de veículos individuais através de um modelo computacional microscópico contínuo. O tráfego é analisado sob diferentes densidades de veículos e velocidades máximas com a troca de faixa podendo ocorrer para carros e motos ou apenas para as motos. Quatro combinações de velocidades máximas para carros e motos, 54 km/h e 135 km/h, foram utilizadas para analisar o impacto do aumento ou redução da velocidade máxima no fluxo de veículos. O modelo de tráfego utilizado, em comparação com o modelo de tráfego discreto, não representou mudanças significativas no comportamento macroscópico. Em altas densidades, as velocidades máximas dos veículos analisadas não têm papel fundamental, pois a alta quantidade de veículos restringe a velocidade média para um valor inferior a 50 km/h. Além disso, a mudança de faixa de carros e motos é uma característica importante para simulação em baixas densidades.pt_BR
dc.format.extent88p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFluxo de veículospt_BR
dc.subjectModelo contínuopt_BR
dc.subjectMudança de faixapt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.titleAnálise computacional do fluxo de motocicletas e automóveis através de um modelo microscópico contínuopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5680406487348997pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0447483870045635pt_BR
dc.description.abstractxTransportation planning is more and more important, since traffic jam are usual and affect the society in an environmental and socioeconomic scope. Fuel waste, increased emission of polluting gases and waste of time are the biggest problems related to traffic congestion. In developing countries, such as Brazil, the mixed urban traffic (majorly represented by cars, motorcycles and buses) has a large number of two wheeler vehicles. This final project seeks to study the flow of individual vehicles through a continuous microscopic model. The traffic is analyzed under different vehicle densities and maximum velocities with lane change that can occur for car and motorcycles or only for motorcycles. Four combinations of maximum velocities for cars and motorcycles, 54 km/h and 135 km/h, were used to analyze the impact of increase or decrease in the traffic flow. The traffic model used did not result in meaningful change of macroscopic traffic behavior in comparison to a discrete traffic model. The maximum velocities analyzed do not have influence at high vehicles densities, because the high number of vehicles restrain the velocity for a number below to 50 km/h. Furthermore, the lane change ability is an important feature for simulations at low densities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



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