Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45867

Compartilhe esta página

Título: Autoconsciência, Burnout e risco à psicopatologia : sentidos da docência em professores do ensino superior no estado de Pernambuco
Autor(es): SILVA, Lucas Nonato Souza e
Palavras-chave: Psicologia Cognitiva; Autoconsciência; Psicopatologia; Burnout (Psicologia); Professores
Data do documento: 24-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Lucas Nonato Souza e. Autoconsciência, Burnout e risco à psicopatologia: sentidos da docência em professores do ensino superior no estado de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa trata sobre as interrelações entre a autoconsciência, Burnout, as psicopatologias e os sentidos que a docência tem para professores universitários, no Estado de Pernambuco. O estudo se situa num cenário que busca entender quais as relações da autoconsciência, e como afeta a vida dos indivíduos, em especial, no contexto laboral, um campo ainda pouco estudado, bem como, procura perceber as ligações entre os construtos cognitivos e a produção de sentido. Desta pesquisa participaram 102 docentes do ensino superior pertencentes a instituições públicas ou privadas do estado de Pernambuco. Os participantes foram recrutados por meio de um protocolo online, no qual constavam os seguintes instrumentos: Pergunta fenomenológica sobre os sentidos da docência; Inventário de Burnout de Maslach (MBI); Escala de Avaliação de Sintomas (EAS-40); Escala de Autoconsciência Situacional (EAS); Escala de Autoconsciência Disposicional (EAD); Escala de Autoconsciência Revisada (EAC-R); Questionário de Ruminação-Reflexão (QRR); e, Questionário Sociodemográfico. Os dados coletados foram analisados, em um primeiro momento qualitativamente, por meio da Análise Temática. Nessa etapa, descobriu-se categorias que diziam respeito às particularidades estruturais do trabalho docente, a satisfação com o trabalho e a aspectos negativos da docência. Posteriormente, os dados das escalas foram analisados por meio de coeficientes de correlação de Pearson e Pearson Bisserial e com variáveis sociodemográficas e da organização da atividade docente. Na etapa seguinte, foi realizada uma Análise de Estrutura de Similaridade (SSA) cotejada com o método das variáveis externas como pontos, utilizando as informações dos passos anteriores. Por fim, foram feitos modelos de regressão linear relacionando satisfação com o trabalho, autoconsciência, Burnout e sintomatologia psicopatológica. Ao final, encontrou-se correlações positivas entre a autoconsciência ruminativa, os fatores da Síndrome de Burnout e a sintomatologia psicopatológica, onde a autoconsciência parece ter um papel estruturante nessa relação, além da influência desses fatores na produção de sentido. Espera-se que, com esta pesquisa se possa deixar conhecimentos pertinentes e fomentadores para as áreas da autoconsciência e da cognição, pois entra em questões ainda poucos exploradas relacionadas ao campo laboral, e sirva como estimulante para outras pesquisas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45867
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lucas Nonato Souza e Silva.pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons