Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45895

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Paulo Roberto Câmara de-
dc.contributor.authorSANTOS, Eliane Severina dos-
dc.date.accessioned2022-08-23T22:53:05Z-
dc.date.available2022-08-23T22:53:05Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.date.submitted2022-08-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Eliane Severina dos. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição e subtração no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45895-
dc.description.abstractO tema discutido nesse trabalho, envolvendo adição e subtração em resolução de problemas com alunos do ensino fundamental, surgiu a partir de reflexões acerca das dificuldades dos alunos ao se depararem com situações - problemas de matemática, dificuldades estas observadas na prática docente. Assim, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as principais dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números naturais, a partir de dois contextos de atividades: situações problemas e “contas secas” (exercícios). Participaram da nossa pesquisa uma turma com 36 alunos na resolução das situações problemas e 37 alunos na resolução das “contas secas” (exercícios) correspondente a uma turma do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede Pública Municipal, situada na Cidade de Cumaru - PE. A partir da análise das situações problemas e “contas secas” constatou-se que as maiorias dos alunos tiveram mais dificuldade na resolução dos problemas do que nos exercícios não contextualizados, evidenciando a dificuldade na compreensão e interpretação de situações contextualizadas, que exigem mais atenção e a busca de estratégias de resolução que vão além de fórmulas e regras prontas. Esses resultados apontam para a necessidade do professor trabalhar mais a resolução de problemas com seus alunos, por essa ser uma ferramenta de grande potencial no processo de desenvolvimento do pensar matemático.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAdiçãopt_BR
dc.subjectSubtraçãopt_BR
dc.titleResolução de problemas envolvendo as operações de adição e subtração no ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Maria Lucivânia Souza dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4325361126923098pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1210805311523789pt_BR
dc.description.abstractxThe subject discussed in this paper, involving addition and subtraction in solving problems with elementary students, came from reflections about the difficulties of the students when faced with a problem situations of mathematics, difficulties observed in the teaching practice. The aim of the research waste identify and analyze the main difficulties of elementary school students in adding and subtracting natural numbers from two contexts of activities: problem situations and "dry accounts" (exercises). The research participants are students of a municipal school in the city of Cumaru - PE. From the analysis of problem situations and "dry beads" it was observed that most of the students had more difficulty in solving problems than in dry accounts; evidencing the difficulty in understanding and interpreting contextualized situations that require more attention and strategies that go beyond ready-made formulas and rules. The results point tethered of the teacher to work harder to solve problems with his students, because thesis a tool of great potential in the development process of mathematical thinking.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3530135265961814pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Eliane Severina dos.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons