Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45895
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Paulo Roberto Câmara de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Eliane Severina dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-23T22:53:05Z | - |
dc.date.available | 2022-08-23T22:53:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Eliane Severina dos. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição e subtração no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45895 | - |
dc.description.abstract | O tema discutido nesse trabalho, envolvendo adição e subtração em resolução de problemas com alunos do ensino fundamental, surgiu a partir de reflexões acerca das dificuldades dos alunos ao se depararem com situações - problemas de matemática, dificuldades estas observadas na prática docente. Assim, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as principais dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números naturais, a partir de dois contextos de atividades: situações problemas e “contas secas” (exercícios). Participaram da nossa pesquisa uma turma com 36 alunos na resolução das situações problemas e 37 alunos na resolução das “contas secas” (exercícios) correspondente a uma turma do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede Pública Municipal, situada na Cidade de Cumaru - PE. A partir da análise das situações problemas e “contas secas” constatou-se que as maiorias dos alunos tiveram mais dificuldade na resolução dos problemas do que nos exercícios não contextualizados, evidenciando a dificuldade na compreensão e interpretação de situações contextualizadas, que exigem mais atenção e a busca de estratégias de resolução que vão além de fórmulas e regras prontas. Esses resultados apontam para a necessidade do professor trabalhar mais a resolução de problemas com seus alunos, por essa ser uma ferramenta de grande potencial no processo de desenvolvimento do pensar matemático. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Adição | pt_BR |
dc.subject | Subtração | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas envolvendo as operações de adição e subtração no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4325361126923098 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1210805311523789 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The subject discussed in this paper, involving addition and subtraction in solving problems with elementary students, came from reflections about the difficulties of the students when faced with a problem situations of mathematics, difficulties observed in the teaching practice. The aim of the research waste identify and analyze the main difficulties of elementary school students in adding and subtracting natural numbers from two contexts of activities: problem situations and "dry accounts" (exercises). The research participants are students of a municipal school in the city of Cumaru - PE. From the analysis of problem situations and "dry beads" it was observed that most of the students had more difficulty in solving problems than in dry accounts; evidencing the difficulty in understanding and interpreting contextualized situations that require more attention and strategies that go beyond ready-made formulas and rules. The results point tethered of the teacher to work harder to solve problems with his students, because thesis a tool of great potential in the development process of mathematical thinking. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3530135265961814 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Eliane Severina dos.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons