Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45901

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Juliana Andrade da-
dc.date.accessioned2022-08-23T23:44:29Z-
dc.date.available2022-08-23T23:44:29Z-
dc.date.issued2017-09-14-
dc.date.submitted2022-08-23-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Andrade da. A matemática monstruosa versus a matemática deslumbrante: uma discussão a partir de opiniões de alunos da educação de jovens e adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45901-
dc.description.abstractO ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem passado por diversas mudanças para conseguir atender ao seu público alvo composto na maioria por jovens. Mesmo sendo salas diversificadas, formada por adolescentes, jovens e adultos, observa-se certa dificuldade na aprendizagem, principalmente na disciplina de matemática. Dentro da sala de aula ela é vista de tamanha complexidade, como um monstro (LINS, 2004), todavia fora da sala de aula ela torna-se habilidosa, útil, compreensível. Como podemos compreender isso? É nesse questionamento ao qual nossa pesquisa baseou-se. E compreender o porquê das inúmeras dificuldades em aprender e praticar a Matemática no lápis e papel dentro da sala de aula, contrapondo-se a uma imensa habilidade em desenvolvê-la mentalmente em atividades diárias. Este referente trabalho buscou analisar por meio de um questionário, a opinião de um grupo de alunos da EJA, em relação à matemática. Alunos esses, que frequentam a EJA, fase 3, correspondente ao 6º e 7º ano do Fundamental, numa escola municipal situada no agreste pernambucano. O grupo é composto em sua maioria por adolescentes que têm a agricultura como profissão. Nossa análise é subjetiva, teve como contribuição alguns pesquisadores (FOUCAULT, 2011a, 1984, 2011b; DELEUZE, 2005, 1998, 2008; TARTARO, CAVAMURA, SOUZA, 2014) para nos ajudar na investigação e compreensão do resultado. Visto que trazendo a vida real do aluno para dentro da sala de aula é algo que ajuda muito na compreensão da Matemática tornando-a como algo concreto, destaca Lins (2004, p.93).pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA matemática monstruosa versus a matemática deslumbrante: uma discussão a partir de opiniões de alunos da educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6040153858166838pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxEducation in Educação de Jovens e Adultos (EJA) has undergone several changes to be able to meet its target audience composed mostly of youth. Even though there are diversified rooms, formed by adolescents, youth and adults, there is a certain difficulty in learning, especially in mathematics. Inside the classroom it is seen with such a complexity, as if it was a monster (LINS, 2004), yet out of the classroom it becomes skillful, useful, and understandable. How can we understand this? It is in this questioning in which our research was based. And to understand why there are so many difficulties in learning and practicing mathematics in pencil and paper inside the classroom, as opposed to an immense ability to develop it mentally in daily activities. This referent work sought to analyze, through a questionnaire, the opinion of a group of EJA students, regarding mathematics. Students who attend the EJA, phase 3, corresponding to the 6th and 7th grade of the Fundamental, in a municipal public school in Agreste from Pernambuco. The group is mostly teenagers and has agriculture as a profession. Our analysis is subjective; it had as contribution some researchers (FOUCAULT, 2011a, 1984, 2011b; DELEUZE, 2005, 1998, 2008; TARTARO, CAVAMURA, SOUZA, 2014) to help us in the investigation and understanding the results. Since bringing the real life of the students inside the classroom that helps a lot in the understanding of mathematics transforming it a something concrete, highlights Lins (2004, p.93).pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Juliana Andrade da.pdf539,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons