Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45903

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Maria Auxiliadora do Nascimento-
dc.contributor.authorNOVA, Maryanne Rose Avelar Pimentel Vila-
dc.date.accessioned2022-08-24T00:11:48Z-
dc.date.available2022-08-24T00:11:48Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.citationNOVA, Maryanne. ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA: um estudo de caso em um consultório de nutrição no Agreste. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45903-
dc.description.abstractO desenvolvimento do setor de serviços, cada vez mais abrangente, se propondo a solucionar as necessidades dos clientes de maneira intangível, somado à ascensão do setor de saudabilidade, faz com que mais empresas surjam voltadas a esse público. Assim, o presente trabalho traz uma análise estrutural de um consultório de nutrição no agreste pernambucano, a fim de determinar a sua posição competitiva no mercado, de acordo com o modelo das cinco forças de Michael Porter. Foi realizada uma análise sobre a estratégia competitiva, somada também aos conceitos de qualidade, hipercompetição e inovação, setor de serviços e mercado de saudabilidade. Em sequência, propôs-se analisar as cinco forças de Porter aplicadas ao setor de serviços e no consultório. O instrumento de pesquisa utilizado foi o de entrevista não estruturada e, para a análise dos dados, utilizou-se a análise com o recurso da interpretação dos dados. Foi realizado um estudo de caso, como aplicação prática deste modelo nos representantes das 5 forças, totalizando 9 entrevistados. Observou-se que o consultório MA possui certo reconhecimento diante do seu público e diante dos concorrentes, tanto em relação ao modo de atendimento, quanto aos seus diferenciais. O consultório apresenta certas vantagens competitivas a seu favor, sendo elas: conhecimento técnico e formalização, conduta individualizada e personalização do atendimento. Desta forma, o resultado mostra como as forças externas descritas pelo modelo de Porter se aplicam ao consultório, explicando assim o comportamento do consultório no mercado situado, proporcionando a visualização de algumas tendências futuras pela análise da evolução das forças. O presente trabalho serve também de base para futuras pesquisas de empresas no setor de saudabilidade, especialmente das formas de posicionamento no mercado, a fim de criar estratégias competitivas.pt_BR
dc.format.extent83ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectPorterpt_BR
dc.subjectCinco forçaspt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.titleANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA: um estudo de caso em um consultório de nutrição no Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9239784774707251pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234990302138536pt_BR
dc.description.abstractxThe development of the service sector increasingly comprehensive, proposing to solve the needs of customers in an intangible way added to the rise of the health sector, makes more companies appear aimed at this public, so the present work brings a structural analysis of a nutrition office in the countryside of Pernambuco, in order to determine its competitive position in the market, according to Michel Porter´s five forces model. An analysis was carried out on the competitive strategy, in addition to the concepts of quality, hypercompetition and inovation, the service sector and the health market. In sequence, it was proposed to analyze Porter´s five forces applied to the service sector and in the office. The research instrument used was the unstructured interview and, for data analysis, content analysis was used with the resource of data interpretation. A case study was carried out, as a practical application of this model in the representatives of the 5 forces, totaling 9 respondents. It was observed that the MA office has a certain recognition in front of its public and in front of the competitors, both in relation to the way of service and its differentials. The office has certain competitive advantages in its favor, namely : technical knowledge and formalization, individualized conduct and personalized service. In this way, the result shows how the external forces described by Porter´s model apply to the office, thus explaining the behavior of the office in the situated market, providing the visualization of some future trends by analyzing the evolution of forces. The presente work also serves as a basis for future researche of companies in the health sector, especially in the forms of market positioning, in order to create competitive strategies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_MARY_BIBLIOTECA_2022.pdf665,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons