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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45903

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Título: ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA: um estudo de caso em um consultório de nutrição no Agreste.
Autor(es): NOVA, Maryanne Rose Avelar Pimentel Vila
Palavras-chave: Estratégia; Porter; Cinco forças; Serviços
Data do documento: 18-Mai-2022
Citação: NOVA, Maryanne. ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA: um estudo de caso em um consultório de nutrição no Agreste. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O desenvolvimento do setor de serviços, cada vez mais abrangente, se propondo a solucionar as necessidades dos clientes de maneira intangível, somado à ascensão do setor de saudabilidade, faz com que mais empresas surjam voltadas a esse público. Assim, o presente trabalho traz uma análise estrutural de um consultório de nutrição no agreste pernambucano, a fim de determinar a sua posição competitiva no mercado, de acordo com o modelo das cinco forças de Michael Porter. Foi realizada uma análise sobre a estratégia competitiva, somada também aos conceitos de qualidade, hipercompetição e inovação, setor de serviços e mercado de saudabilidade. Em sequência, propôs-se analisar as cinco forças de Porter aplicadas ao setor de serviços e no consultório. O instrumento de pesquisa utilizado foi o de entrevista não estruturada e, para a análise dos dados, utilizou-se a análise com o recurso da interpretação dos dados. Foi realizado um estudo de caso, como aplicação prática deste modelo nos representantes das 5 forças, totalizando 9 entrevistados. Observou-se que o consultório MA possui certo reconhecimento diante do seu público e diante dos concorrentes, tanto em relação ao modo de atendimento, quanto aos seus diferenciais. O consultório apresenta certas vantagens competitivas a seu favor, sendo elas: conhecimento técnico e formalização, conduta individualizada e personalização do atendimento. Desta forma, o resultado mostra como as forças externas descritas pelo modelo de Porter se aplicam ao consultório, explicando assim o comportamento do consultório no mercado situado, proporcionando a visualização de algumas tendências futuras pela análise da evolução das forças. O presente trabalho serve também de base para futuras pesquisas de empresas no setor de saudabilidade, especialmente das formas de posicionamento no mercado, a fim de criar estratégias competitivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45903
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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