Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45904
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Anderson Maike Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T00:13:39Z | - |
dc.date.available | 2022-08-24T00:13:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-23 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Anderson Maike Nascimento de. Conhecimento de futuros professores de matemática sobre associação de variáveis em tabelas de contingência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45904 | - |
dc.description.abstract | As tabelas de contingência vêm se mostrando uma ferramenta importantíssima no cotidiano, pois elas estão presentes em diversas fontes midiáticas expressando informações que costumam ser relevantes ou não para quem interpreta esses dados. A associação de variáveis é uma das formas mais adequadas para interpretar se as informações expressas na tabela são relevantes ou não. Seguindo esta ideia, foi proposto neste trabalho realizar uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar os conhecimentos de futuros professores de matemática sobre associação de variáveis em tabelas de contingência. Para isso, elaboramos um questionário que contempla quatros situações problemas envolvendo associação de variáveis em tabelas de contingência. Essas questões traziam três situações distintas: uma em que os dados da tabela não condiziam com a associação empírica, outra sobre a não existência de associação empírica entre as variáveis e por fim a concordância dos dados da tabela com a associação empírica. O questionário foi aplicado em dois grupos de alunos (os que cursaram a disciplina de Estatística e os que não cursaram). O intuito de aplicamos em dois grupos foi o de confrontar os resultados dos dois e ver se a formação do curso de Matemática-Licenciatura vem contribuindo para o ensino de associação de variáveis. Tivemos resultados satisfatórios no geral, ao qual, a média de acertos foi bastante alta. Concluímos também que pouco influenciou ter cursado a disciplina de Estatística ou não, pois os desempenhos foram bem páreos nos dois grupos de alunos. Quando fizemos uma análise dos dados por item percebemos que no primeiro item, ao qual, os dados não condiziam com a associação empírica, que o grupo dos alunos que não cursou a disciplina teve um desempenho superior aos que cursaram a disciplina. Numa análise das principais estratégias notamos que a maioria dos erros cometidos pelos estudantes foi por olharem apenas a célula de maior valor na tabela. Um outro resultado importante dessa pesquisa é que alguns alunos interpretam os dados da tabela e responderam a este item através de suas crenças. Nos demais itens obtivemos um índice de acertos bastante alto nos dois grupos. | pt_BR |
dc.format.extent | 109p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Probabilidades | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Tabelas de contingência | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | Conhecimento de futuros professores de matemática sobre associação de variáveis em tabelas de contingência. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6950789350335526 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Las tablas de contingencia se vienen mostrando una herramienta importantísima en el cotidiano, pues ellas están presentes en diversas fuentes mediáticas expresando informaciones que suelen ser relevantes para quien interpreta esos datos. La comprensión de la asociación de variables es una forma importante de interpretar sobre el significado de las asociaciones y la toma de decisiones en el cotidiano. En este trabajo se realizó una investigación que tuvo como principal objetivo analizar los conocimientos de futuros profesores de matemáticas sobre asociación de variables en tablas de contingencia. Para ello, elaboramos un cuestionario que contempla cuatros situaciones problemas involucrando asociación de variables en tablas de contingencia. Estas cuestiones abordaban tres situaciones distintas: una en que los datos de la tabla no concaten con la asociación empírica, otra sobre la no existencia de asociación empírica entre las variables y por fin, dos en que había concordancia de los datos de la tabla con la asociación empírica. El cuestionario fue aplicado en dos grupos de estudiantes (los que cursaron la disciplina de Estadística y los que no cursaron). La intención de aplicar en dos grupos fue el de confrontar los resultados de los dos y ver si la participación en una disciplina de estadística es factor necesario para la comprensión sobre la asociación de variables. Hemos tenido resultados satisfactorios en general, al que el promedio de aciertos fue bastante alto. Concluimos también que poco influenció haber cursado la disciplina de Estadística o no, pues los desempeños fueron bien a los niveles en los dos grupos de estudiantes. En el primer ítem, al que los datos presentados en la tabla no coinciden con la asociación empírica, el grupo de estudiantes que no que no cursó la disciplina obtuvo un desempeño superior a los que cursaron la disciplina. En un análisis de las principales estrategias en todos los cuatro elementos notamos que la mayoría de los errores cometidos por los estudiantes fue tomar la decisión sobre la asociación considerando sólo la celda de mayor valor en la tabla. Otro resultado importante de esta investigación es que algunos alumnos interpretan los datos de la tabla y respondieron sobre las asociaciones teniendo en cuenta sus creencias en lugar de los datos estadísticos presentados. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEDEIROS, Anderson Maike Nascimento de.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons