Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45904

Compartilhe esta página

Título: Conhecimento de futuros professores de matemática sobre associação de variáveis em tabelas de contingência.
Autor(es): MEDEIROS, Anderson Maike Nascimento de
Palavras-chave: Probabilidades; Estatística; Tabelas de contingência; Professores de matemática; Base Nacional Comum Curricular
Data do documento: 4-Jul-2018
Citação: MEDEIROS, Anderson Maike Nascimento de. Conhecimento de futuros professores de matemática sobre associação de variáveis em tabelas de contingência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: As tabelas de contingência vêm se mostrando uma ferramenta importantíssima no cotidiano, pois elas estão presentes em diversas fontes midiáticas expressando informações que costumam ser relevantes ou não para quem interpreta esses dados. A associação de variáveis é uma das formas mais adequadas para interpretar se as informações expressas na tabela são relevantes ou não. Seguindo esta ideia, foi proposto neste trabalho realizar uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar os conhecimentos de futuros professores de matemática sobre associação de variáveis em tabelas de contingência. Para isso, elaboramos um questionário que contempla quatros situações problemas envolvendo associação de variáveis em tabelas de contingência. Essas questões traziam três situações distintas: uma em que os dados da tabela não condiziam com a associação empírica, outra sobre a não existência de associação empírica entre as variáveis e por fim a concordância dos dados da tabela com a associação empírica. O questionário foi aplicado em dois grupos de alunos (os que cursaram a disciplina de Estatística e os que não cursaram). O intuito de aplicamos em dois grupos foi o de confrontar os resultados dos dois e ver se a formação do curso de Matemática-Licenciatura vem contribuindo para o ensino de associação de variáveis. Tivemos resultados satisfatórios no geral, ao qual, a média de acertos foi bastante alta. Concluímos também que pouco influenciou ter cursado a disciplina de Estatística ou não, pois os desempenhos foram bem páreos nos dois grupos de alunos. Quando fizemos uma análise dos dados por item percebemos que no primeiro item, ao qual, os dados não condiziam com a associação empírica, que o grupo dos alunos que não cursou a disciplina teve um desempenho superior aos que cursaram a disciplina. Numa análise das principais estratégias notamos que a maioria dos erros cometidos pelos estudantes foi por olharem apenas a célula de maior valor na tabela. Um outro resultado importante dessa pesquisa é que alguns alunos interpretam os dados da tabela e responderam a este item através de suas crenças. Nos demais itens obtivemos um índice de acertos bastante alto nos dois grupos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45904
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEDEIROS, Anderson Maike Nascimento de.pdf3,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons