Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45916
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DIAS, Kelvin Lopes | - |
dc.contributor.author | MENDONÇA JÚNIOR, Francisco Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T14:25:30Z | - |
dc.date.available | 2022-08-24T14:25:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA JÚNIOR, Francisco Ferreira de. Gerenciamento de recursos computacionais em redes fog veiculares: cenários, limites e alocação de tarefas baseada em leilões. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45916 | - |
dc.description.abstract | Os veículos têm apresentado cada vez mais poder de processamento e demanda por apli- cações, como o suporte à segurança dos usuários, direção autônoma e entretenimento. Neste contexto, observa-se um aumento da complexidade computacional necessária para integrar in- fraestruturas e algoritmos que dão suporte a essas aplicações. Isso acontece devido à natureza combinatorial com limite de tempo da alocação de vários tipos de recursos em redes veicula- res, como canais, largura de banda, mensagens, aplicações e processamento. Assim, esta tese propõe uma metodologia de gerenciamento de recursos computacionais na Computação Fog Veicular - Vehicular Fog Computing (VFC) - através de Leilão Aberto de Primeiro Preço - One Shot Open First Price Auction (OSOFPA). A análise e a avaliação nos permitiram identificar que existem condições de rede e computação específicas que permitem o funcionamento da Computação Fog Veicular com suporte à baixa latência, especialmente relacionadas com apli- cações completamente distribuídas, ou seja, sem suporte da nuvem centralizada. Tal modelo de gerenciamento de recursos permite a integração dos dispositivos de alta mobilidade e in- termitência de conexão, no caso veículos, à cadeia de computação. De forma complementar, apresentamos um arcabouço que permite análise e investigação do funcionamento de veículos como servidores na VFC. O algoritmo proposto se adequa especialmente àquelas aplicações que possuem um funcionamento de acordo com um modelo de Requisição-Processamento- Resposta-Atuação (RPRA). Para isso, desenvolvemos e aperfeiçoamos a representação do funcionamento interno de dispositivos Edge/Fog, identificando relações entre capacidade e carga; simulamos e avaliamos protocolos para o gerenciamento de recursos, especialmente nos quesitos de gerenciamento de aplicações e gerenciamento de descoberta. Por fim, estendemos e propomos princípios de design que devem ser seguidos pelas aplicações. Esses princípios ajudam a formalizar uma definição de Fog e VFC, além de servir de base para a classificação de mecanismos de gerenciamento de recursos existentes e futuros. Os resultados da avalia- ção do leilão e de um baseline baseado em tratamento de resposta indicam que uma VFC totalmente distribuída consegue entregar resultados para aplicações de baixa latência, além de altas taxas de resposta em cenários com densidades menores de 33 Veículos Por Quilômetro Quadrado (VPQQ), ou com taxas de requisições menores que 10 Requisições Por Segundo (RPS). Além disso, fornecemos uma série de métricas relacionadas ao bem-estar social, que avalia o mecanismo de leilão e reflete esses mesmos cenários em termos da distribuição dos recursos computacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Redes de computadores e sistemas distribuídos | pt_BR |
dc.subject | Internet dos veículos | pt_BR |
dc.subject | Computação fog | pt_BR |
dc.subject | Computação na borda | pt_BR |
dc.title | Gerenciamento de recursos computacionais em redes fog veiculares : cenários, limites e alocação de tarefas baseada em leilões | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | D'OREY, Pedro M. | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4175272940783010 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8664169441117482 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Vehicles have shown increasing processing power and demand for applications supporting user safety, autonomous driving, and entertainment. Also, there is an increase in the com- putational complexity needed to integrate infrastructures and algorithms that support these applications due to the time-constrained combinatorial nature of allocating various types of resources in vehicular networks, such as channels, bandwidth, messages, applications, and pro- cessing. Thus, this thesis proposes a methodology for managing computational resources in Vehicle Fog Computing (VFC) through a One-Shot Open First Price Auction (OSOFPA). Anal- ysis and evaluation allowed us to identify specific network and computing conditions that allow VFC to support low latency applications, especially those entirely distributed, without central- ized cloud support. Such a resource management model allows the integration of highly mobile and intermittent connection devices, in this case, vehicles, to the computing chain. Comple- mentarily, we present a framework that allows analysis and investigation of the operation of vehicles as servers in VFC. The proposed algorithm is especially suited to those applications that operate according to a Request-Processing-Response-Actuation (RPRA) model. There- fore, we developed and improved the representation of the internal operation of Edge/Fog devices, identifying relationships between capacity and load; we simulated and evaluated pro- tocols for managing resources, especially in terms of application management and discovery management. Finally, we extend and propose design principles that applications must follow. These principles support a better definition of Fog and VFC and serve as a basis for classifying existing and future resource management mechanisms. The evaluation results indicate that a fully distributed VFC can deliver results for low latency applications, in addition to high response rates in scenarios with densities below 33 Vehicles per Square Kilometer (VPSK) or with request rates less than 10 Requests per Second (RPS). Finally, we provide a series of metrics related to social welfare that assess the auction mechanisms and reflect these same scenarios in terms of the distribution of computing resources. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Francisco Ferreira de Mendonça Júnior.pdf | 5,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons