Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45941

Comparte esta pagina

Título : CARTOGRAFANDO OS DIZERES APRENDERES E FAZERES DA INFÂNCIA QUE ATRAVESSAM O COTIDIANO ESCOLAR DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Autor : MERGULHÃO, José Jardel Silva
Palabras clave : Escola; Infância; Experiência
Fecha de publicación : 18-may-2022
Citación : MERGULHÃO, José Jardel Silva. CARTOGRAFANDO OS DIZERES APRENDERES E FAZERES DA INFÂNCIA QUE ATRAVESSAM O COTIDIANO ESCOLAR DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : O que as crianças e a infância concebem sobre a escola em seus dizeres, aprenderes e fazeres? O que podem os movimentos, gestos e invencionices trazidos pela infância no cotidiano escolar? Como se faz presente a experiência da infância na escola? O que os movimentos instaurados pelas crianças e a infância nos dão a pensar sobre a escola e a infância? Tendo em vista essas inquietações e questões, a presente pesquisa se propõe acompanhar os movimentos, as experiências, dizeres, aprenderes e fazeres instaurados pelas crianças e a infância, que possibilitam pensar outros modos de dizer e habitar o contexto escolar da Educação Infantil. O estudo traz como objetivo geral compreender os dizeres, aprenderes e fazeres da infância que atravessam o cotidiano escolar das crianças na Educação Infantil e os movimentos por elas instaurados. Se constituem como objetivos específicos identificar modos expressivos da infância que as crianças potencializam e tecem no território escolar da educação infantil; capturar os movimentos, gestos, acontecimentos dos processos de aprender-ensinar nas experienciações cotidianas das crianças na escola; analisar o dizer infantil sobre a escola, sobre a infância na escola, seus processos de aprender-ensinar desde suas próprias experiências que atravessam o cotidiano das crianças da educação infantil. Delimitou-se como campo empírico da pesquisa um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), situado no agreste pernambucano, no município de Toritama. A pesquisa, com inspiração cartográfica, teve como principais participantes as crianças, que também foram cartógrafas de uma turma de Pré-Escolar II do referido centro. A cartografia se insere nessa pesquisa enquanto inspiração metodológica aberta às diferentes visões e acontecimentos que constituem a realidade. De modo cartográfico, caminhamos com a pesquisa instaurando conversações com as crianças, observações e registro do cotidiano escolar, experienciando outros dizeres, fazeres e pensares da infância que atravessam o cotidiano escolar das crianças na educação infantil. Do ponto de vista teórico, caminhamos com autores como Kohan (2007, 2010, 2015, 2019, 2020), Skliar (2018, 2019), Tebet (2018), Almeida (2021), Masschelein e Simons (2014), Saturno (2018), dentre outros, considerando seus olhares voltados à infância, à escola e à Educação Infantil. A caminhada cartográfica com as crianças e a infância nesse estudo nos possibilitou experienciar e pensar sobre outros dizeres, tempos e modos de fazer a escola, mostrando o quão significativas são as irrupções provocadas pelas crianças e pela infância na Educação Infantil, contribuindo para pensar interações e encontros possíveis entre as crianças, a infância e a Educação, bem como a escola e a infância na escola, possibilitando que as experiências infantis, através dos seus múltiplos gestos e invencionices, interajam com a escola e suas práticas, permitindo, desse modo, pensar a escola enquanto espaço aberto à infância e suas experiências.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45941
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
José Jardel Silval Mergulhão. TCC.pdfTCC Monografia551,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons