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Título : Design estratégico para planejamento museal em tempos de pandemia : o caso Museu da Abolição
Autor : SÁ, Manuel Henrique dos Santos Alves de
Palabras clave : Planejamento e Contextualização de Artefatos; Design Thinking; Museologia; Ciberespaço; Exposição; Museu da Abolição
Fecha de publicación : 28-abr-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SÁ, Manuel Henrique dos Santos Alves de. Design estratégico para planejamento museal em tempos de pandemia: o caso Museu da Abolição. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O objetivo dessa dissertação foi experimentar o Design Thinking enquanto uma ferramenta estratégica capaz de transformar situações existentes em situações preferidas e com a noção de que todos somos designers em nosso campo e contexto de atuação. A presente pesquisa defende que o Design é uma das áreas fundamentais ao contexto dos museus, e que, o Design Thinking constitui uma alternativa possível aos museus. O tema surgiu devido ao interesse do autor pelas tecnologias expositivas e por conta da problemática da subsistência de museus durante a pandemia da Covid 19. Para executar essa experimentação, incialmente foi feita análise de museus europeus e nacionais que utilizaram recursos digitais, contando também com artigos do portal Capes, através de estudos relacionados à museologia, uso de tecnologias em espaço físico e usabilidade; e segundo, por meio de uma análise sincrônica de museus da cidade do Recife, a partir desta última, geramos um quadro comparativo dos recursos que tais museus dispunham no ambiente em rede – website, redes sociais, portal do governo ou mesmo repositórios de imagens, para obter uma escala de envolvimento dos museus selecionados com tecnologias e estratégias de virtualização. Após a análise do quadro e estabelecidos contatos institucionais, o MAB foi selecionado como objeto deste estudo, devido a necessidade da equipe técnica do Museu da Abolição de gerenciar suas ações de maneira mais assertiva para com o seu público visitante, sendo executadas com a equipe técnica do museu as sessões de Design Thinking via workshops cocriativos – reunindo assim ideias e insights para propor novas soluções de planejamento. Os diagramas elaborados após os workshops serviram não apenas como documento para este estudo, mas também para o próprio time do museu, sendo entregue via apresentação de slides. O presente trabalho conclui que o design thinking constitui uma alternativa criativa pertinente aos museus que queiram adotar uma prática e gestão colaborativa, auxiliando as diferentes áreas técnicas do museu a estruturem o seu plano de ação, podendo ser adotado a longo prazo para outros eventos e validações internas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46010
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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