Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46017

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Willy Carmem da-
dc.date.accessioned2022-08-26T19:53:31Z-
dc.date.available2022-08-26T19:53:31Z-
dc.date.issued2018-01-09-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Willy Carmem da. Reflexões sobre a abordagem contextualizada de conceitos de química em uma escola pública de atuação do Pibid em Caruaru-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46017-
dc.description.abstractEstudos realizados em relação ao ensino de química têm relatados grandes dificuldades dos discentes em compreenderem conceitos abordados a partir de situações do seu cotidiano. Fator que pode estar relacionado a abordagem não contextualizada dos conteúdos. Neste contexto, o trabalho buscou analisar a importância das atividades contextualizadas para o Ensino de Química em uma Escola Pública de atuação do Pibid Química do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, na cidade de Caruaru-PE. Assim, a pesquisa analisou relatórios dos Licenciandos e Professores Supervisores, bolsistas do referido programa entre os anos 2015- 2017 da escola de atuação do Pibid. A coleta de dados também incluiu entrevistas com o intuito de registrar as concepções dos docentes sobre a utilização da contextualização no ensino. Observou-se então que as atividades desenvolvidas no Pibid têm contribuído para construção da identidade docente dos bolsistas a partir de reflexões sobre práticas que venham dar um significado ao ato de ensinar e aprender a partir da realidade do âmbito escolar. Também, o programa tem despertado nos professores supervisores a necessidade do repensar sua prática a partir do uso de recursos didáticos diversos. E para isso, a contextualização é um fator importante e primordial no ensino de química, e consequentemente, uma reflexão crítica perante os problemas socioambientais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectBolsas de estudopt_BR
dc.titleReflexões sobre a abordagem contextualizada de conceitos de química em uma escola pública de atuação do Pibid em Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Andréia Severina da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3150730866890266pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxStudies in chemistry teaching present great difficulties for students to understand and relate chemical concepts studied in the classroom, with practices and experiences of their daily life. According to the researchers, this reflex can occur due to the lack of contextualization in the teaching. In this context, the work sought to analyze the importance of the contextualized activities for the Teaching of Chemistry in a public school of PIBID performance. Contribution to the research were supervising teachers who work in a state school in the city of Caruaru-PE. Data collection was carried out with the purpose of recording teachers' conceptions about the use of contextualization in teaching. Analyzes of the reports prepared by fellows and supervisors between the years 2015-2017 were also carried out to identify and report the contributions of contextualized activities to the teaching of chemistry. From the analyzes in the reports, the activities developed in the Pibid contributed to the construction of the identity as future teachers of Chemistry, allowing them to deal directly with the reality of the school environment. And supervisor teachers have awakened the need to rethink their practice from the use of diverse didactic resources. And for this, the contextualization is an important and primordial factor in the teaching of chemistry, and consequently, a critical reflection on the socio-environmental problems.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0023797117528763pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Willy Carmem da.pdf946,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons