Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46019

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da eficiência hidráulica dos prestadores de serviços de abastecimento de água nos municípios do agreste brasileiro.
Autor : NETTO, João Cândido da Costa
Palabras clave : Brasil, Nordeste; Abastecimento de água - Avaliação; Benchmarking (Administração); Água - Desperdício
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Citación : NETTO, João Cândido da Costa. Avaliação da eficiência hidráulica dos prestadores de serviços de abastecimento de água nos municípios do agreste brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2014.
Resumen : O agreste brasileiro é uma das regiões que mais sofrem com a escassez de água no Brasil, necessitando urgentemente de soluções que visem diminuir o desperdício de água. Ressalta-se a importância do estabelecimento de um nível mínimo de eficiência operacional e de controle de perdas por parte dos prestadores de serviços de abastecimento de água. A avaliação dos sistemas de abastecimento de água, através de indicadores de desempenho, se apresenta como uma das melhores alternativas para o acompanhamento dos serviços prestados, pois podem dar subsídios que facilitam a tomada de decisão dos gestores quanto à solução de problemas. Objetivou-se, nesse estudo, avaliar e classificar os municípios do agreste brasileiro quanto à eficiência dos serviços de abastecimento de água, com base em quatro indicadores de desempenho definidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), relacionados às perdas de água. A avaliação foi feita através da determinação de um benchmarking local, que estabeleceu valores aos quais os indicadores deveriam atender para serem considerados satisfatórios. As análises foram realizadas em dois momentos distintos, sendo o primeiro considerando a média dos dados para o período de 2007 a 2011 e o outro com os dados referentes ao ano de 2012, que foram os últimos divulgados pelo SNIS. Foi possível aferir, nos resultados da pesquisa, que a maioria dos municípios avaliados obteve resultados piores do que a média brasileira para os índices de micromedição e de perdas na distribuição. Em contrapartida, boa parte dos municípios obteve resultados melhores para os índices de perdas de faturamento e de perdas por ligação. Destaca-se que Pernambuco e Sergipe foram os únicos estados avaliados que não tiveram nenhum município enquadrado nos valores de referência. A Bahia foi o estado com os melhores resultados, onde 40% dos municípios agrestinos foram enquadrados no benchmarking local. Ademais, os resultados mostraram a necessidade urgente de investimentos em micromedição e em ações que visem o controle de perdas de água no agreste brasileiro.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46019
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NETTO, João Cândido da Costa.pdf1,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons