Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46022

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de dispositivo para monitorização de parâmetros hemodinâmicos e eletromiográficos : uma aplicação em Watsu
Autor(es): FERREIRA, Kétura Rhammá Cavalcante
Palavras-chave: Engenharia Biomédica; Watsu; Hidroterapia; Eletromiografia; Parâmetros hemodinâmicos
Data do documento: 27-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Kétura Rhammá Cavalcante. Desenvolvimento de dispositivo para monitorização de parâmetros hemodinâmicos e eletromiográficos: uma aplicação em Watsu. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A presença de dor pode ser ocasionada por processos inflamatórias, debilidade muscular, degeneração articular ou até tensão na musculatura. A dor crônica pode impactar na percepção do quadro álgico e na avaliação do profissional de saúde. Com isso, para uma melhor identificação e compreensão da dor, a eletromiografia é uma estratégia para análise de tônus muscular. E em razão das ofertas terapêuticas para indivíduos com alterações biomecânicas e musculoesqueléticas, é preciso identificar os recursos que possam favorecer os indivíduos com dores crônicas. A Fisioterapia Aquática, em decorrência das propriedades físicas da água e os efeitos da imersão, proporciona a redução da sobrecarga articular, o que favorece a uma maior mobilidade e flexibilidade. Sendo o método Watsu uma abordagem para atuar nas desordens musculoesqueléticas, aliviando as tensões, promovendo relaxamento muscular proporcionada pela imersão em água aquecida, movimentos passivos e ritmados, o que favorece a diminuição do processo álgico. O período de imersão em meio aquático pode gerar variações nos parâmetros fisiológicos e em prol disso estudos são desenvolvidos para averiguar tais mudanças. Entretanto, são escassos os relatos acerca da monitorização desses achados em tempo real, e em especial através de equipamentos específicos de eletromiografia para o meio aquático. O presente estudo teve por objetivo desenvolver e validar um dispositivo para monitorização de parâmetros hemodinâmicos e eletromiográficos mediante uma sessão de Watsu. A pesquisa constou de cinco etapas: estudo piloto; desenvolvimento do instrumento; proteção e impermeabilização do instrumento, aplicação e validação; e análise dos dados. Realizou-se o desenvolvimento do dispositivo para aquisição e monitorização de parâmetros hemodinâmicos não invasivos e eletromiográficos, o qual foi validado através de um estudo transversal, mediante uma sessão com o método Watsu em uma clínica especializada em Recife/PE. Observou-se que é possível a aquisição e monitoramento em tempo real de parâmetros hemodinâmicos e eletromiográficos no ambiente aquático, cujo monitoramento ocorreu através do desenvolvimento de instrumento específico para essa finalidade. Assim como, a proteção e impermeabilização do dispositivo para esse meio. Verificou-se que mediante uma sessão com o método Watsu, houve diminuição do tônus muscular em decorrência dos manuseios do método e que os parâmetros hemodinâmicos se mantiveram na faixa de normalidade. Concluiu-se que ferramentas que possam adentrar em ambiente aquático para monitorização em tempo real, poderá subsidiar pesquisas futuras e auxiliar o profissional de saúde na tomada de decisão quanto a continuidade da conduta terapêutica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Kétura Rhammá Cavalcante Ferreira.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons