Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46054

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIRA, Daniel Rodrigues de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, George Pereira de-
dc.date.accessioned2022-08-29T22:00:45Z-
dc.date.available2022-08-29T22:00:45Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.date.submitted2022-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46054-
dc.description9,8pt_BR
dc.description.abstractOs avanços das últimas décadas nas tecnologias de Realidade Aumentada têm fornecido à Geografia e outras disciplinas escolares um diversificado arcabouço de materiais e recursos com significativo potencial para uso em sala de aula. Na esteira das metodologias ativas, que visam colocar o aluno frente à problemas para os quais deve buscar soluções, a simulação de formas e processos espaciais a partir destas novas tecnologias se apresenta como um recurso didático para o desenvolvimento do pensamento espacial. Neste estudo, é feita uma análise da efetividade do uso da interface tangível SARndbox no ensino de Cartografia e Geomorfologia para alunos do Ensino Médio. Trabalhou-se com 54 alunos de duas turmas de 1° Ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFPE. Os mesmos foram instigados a fazer uma atividade com carta topográfica e bloco 3D onde tiveram que identificar feições geomórficas indicadas. A atividade foi aplicada após aula expositiva dialogada e novamente após a interação dos alunos com a SARndbox. Apesar de tímida, houve melhora na taxa de acerto das respostas. É necessário analisar criticamente estas novas tecnologias, buscando-se sempre adaptá-las a realidade e as especificidades de cada ala de aula.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSARndboxpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectInterfaces tangíveispt_BR
dc.subjectFormas de relevopt_BR
dc.titleO uso da interface tangível SARndbox no ensino da geomorfologia : experiências a partir do 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMENEZES JÚNIOR, Edmário Marques de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1368015538418713pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6158592936812935pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Geografiapt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Geografiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3027641522294638pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1892-8945pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_GeorgeOliveira_FINAL_13052022_assinado.pdf3,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons