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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46054
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIRA, Daniel Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, George Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-29T22:00:45Z | - |
dc.date.available | 2022-08-29T22:00:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46054 | - |
dc.description | 9,8 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os avanços das últimas décadas nas tecnologias de Realidade Aumentada têm fornecido à Geografia e outras disciplinas escolares um diversificado arcabouço de materiais e recursos com significativo potencial para uso em sala de aula. Na esteira das metodologias ativas, que visam colocar o aluno frente à problemas para os quais deve buscar soluções, a simulação de formas e processos espaciais a partir destas novas tecnologias se apresenta como um recurso didático para o desenvolvimento do pensamento espacial. Neste estudo, é feita uma análise da efetividade do uso da interface tangível SARndbox no ensino de Cartografia e Geomorfologia para alunos do Ensino Médio. Trabalhou-se com 54 alunos de duas turmas de 1° Ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFPE. Os mesmos foram instigados a fazer uma atividade com carta topográfica e bloco 3D onde tiveram que identificar feições geomórficas indicadas. A atividade foi aplicada após aula expositiva dialogada e novamente após a interação dos alunos com a SARndbox. Apesar de tímida, houve melhora na taxa de acerto das respostas. É necessário analisar criticamente estas novas tecnologias, buscando-se sempre adaptá-las a realidade e as especificidades de cada ala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | SARndbox | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Interfaces tangíveis | pt_BR |
dc.subject | Formas de relevo | pt_BR |
dc.title | O uso da interface tangível SARndbox no ensino da geomorfologia : experiências a partir do 1º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MENEZES JÚNIOR, Edmário Marques de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1368015538418713 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6158592936812935 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Geografia | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3027641522294638 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1892-8945 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC_GeorgeOliveira_FINAL_13052022_assinado.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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