Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46085

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do potencial antivirulência do inibidor de tripsina isolado de Enterolobium contortisiliquum (EcTI) contra Staphylococcus aureus e Candida albicans
Autor(es): SILVA, Jeanderson Marcelino da
Palavras-chave: Agentes anti-infeciosos; Staphylococcus aureus; Cândida albicans
Data do documento: 21-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Jeanderson Marcelino da. Avaliação do potencial antivirulência do inibidor de tripsina isolado de Enterolobium contortisiliquum (EcTI) contra Staphylococcus aureus e Candida albicans. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A prospecção por novos agentes antimicrobianos visando o tratamento de doenças causadas por patógenos tem aumentado nas últimas décadas, em decorrência do surgimento de cepas resistentes às terapias vigentes, mas também devido aos seus efeitos tóxicos. Bactérias e fungos apresentam vasto repertório de moléculas como as proteases, enzimas catalisadoras de ligações peptídicas que modulam processos como a infectividade e virulência. Esse estudo buscou investigar o potencial antivirulência de um Inibidor de Tripsina isolado de sementes de Enterolobium contortisiliquum (EcTI) contra Staphylococcus aureus ATCC 02 e Candida albicans ATCC 90025. Executou-se ensaios in vitro para determinação de uma possível concentração inibitória mínima (MIC), atividade antibiofilme, inibição do pigmento estafiloxantina e análise anti-hemolítica contra a cepa S. aureus. Para avaliar a viabilidade de C. albicans na presença do EcTI foram realizados os ensaios anticandida, antibiofilme e de ruptura do biofilme maduro. O EcTI promoveu ação antivirulência contra esses patógenos oportunistas, dificultando a produção estafiloxantina da S. aureus em todas as concentrações analisadas (100, 200 e 400 μg/mL), pigmento que uma vez ausente torna a bactéria suscetível à defesa imunológica do hospedeiro. A capacidade de S. aureus em causar hemólise também foi significativamente inibida em todas as concentrações. O EcTI ainda prejudicou a formação do biofilme de C. albicans, promovendo inclusive a quebra do biofilme maduro na concentração de 400 μg/mL. Esse estudo oportuniza discussões sobre os mecanismos virulentos relacionados às proteases e aos efeitos provocados por inibidores como o EcTI.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46085
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jeanderson Marcelino da Silva.pdf3,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons