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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46141
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VIEIRA, Ana Cristina de Souza | - |
dc.contributor.author | SILVA, Antonio Israel Carlos da | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-02T14:27:23Z | - |
dc.date.available | 2022-09-02T14:27:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Antonio Israel Carlos da. Empresariamento do ensino superior brasileiro nos anos 2000. 2022. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46141 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da tese foi analisar as metamorfoses do empresariamento do ensino superior brasileiro nos anos 2000, destacando as determinações econômico-sociais e ideológico-políticas da monopolização e do gerenciamento corporativo nas práticas de ensino e nos mecanismos de controle do trabalho docente, em grandes grupos educacionais. Tais aspectos estão situados no contexto em que a agenda contemporânea do capital expressa e aprofunda os veículos de subsunção da educação aos mecanismos de acumulação capitalista. Para alcançar a proposta da pesquisa, recorreu-se ao materialismo histórico-dialético e, do ponto de vista das técnicas de pesquisa acionadas, realizou-se revisão de literatura e pesquisa documental. Sobre a revisão de literatura, foi feito o mapeamento de livros, artigos, teses, dissertações e textos em geral que viabilizassem as mediações teórico-metodológicas para a apreensão dos fenômenos discutidos, explorando discussões sobre capital financeiro, monopolização, mercantilização da educação e tecnologias. Na pesquisa documental, foram articulados três momentos: a) o estudo de documentos que explicitam as diretrizes internacionais do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Unesco a respeito da incorporação das TICs no ensino superior; b) a análise dos dados sobre a expansão do ensino e sobre os números do Fies, programa que expressa a transferência do fundo público para o ensino privado (via isenção fiscal, empréstimos etc.); e c) a reunião e o estudo sistemático de documentos sobre as principais transformações institucionais e tecnológicas operadas em grandes grupos educacionais. O estudo incidiu sobre os relatórios de sustentabilidade empresarial e os resultados financeiros das instituições. A pesquisa identificou que uma expressão do empresariamento do ensino superior na atualidade tem sido o aprofundamento do gerenciamento científico-tecnológico corporativo, e com este o uso ampliado das TICs. A apropriação capitalista das TICs está enredada nos movimentos de concentração e centralização de capitais, que ganha expressividade na ampliação da mercantilização dos serviços educacionais. Tal movimento apresenta particularidades no contexto de mundialização financeira que, ao penetrar no ensino superior, promove a subsunção da esfera educacional à necessidade dos superlucros de grandes grupos educacionais, aspectos que portam dimensões materiais e ideológicas. Nesse sentido, a ampliação do uso das TICs se reporta a duas principais mudanças destacadas na tese: a) transformações no conteúdo pedagógico e ideológico das atividades do ensino superior, perpassadas pela reestruturação, diversificação e flexibilização do ensino, adotando, como mecanismo atual, a ampliação de plataformas, aplicativos e materiais didáticos digitais; b) alterações na gestão educacional, com perfil corporativo-gerencialista de serviços educacionais, incidindo na organização institucional e nas transformações operadas no trabalho docente, no que diz respeito a redução da autonomia de professores e a expansão dos mecanismos de supervisão e controle dos processos pedagógicos. Do ponto de vista adotado na tese, as mudanças em curso nos grandes grupos educacionais brasileiros foram aceleradas no cenário de aprofundamento da crise econômica, política e social no Brasil, entre 2015 e 2019, que incidiu na redução de contratos do Fies, recolocando tensões na disputa pelo fundo público e exigindo como resposta dos grupos educacionais a reconstrução de mecanismos ativadores de seus potenciais superlucros. Por fim, a tese evidencia que a natureza econômica e político-ideológica das transformações do ensino superior privado amplia as contradições do tipo de acesso predominante à educação, especialmente, das frações das classes trabalhadoras, que aspiram necessidades sociais por ampliação da escolarização e que se tornaram alvo de programas de financiamento estudantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino superior – aspectos financeiros | pt_BR |
dc.subject | Capital (Economia) | pt_BR |
dc.subject | Monopólios | pt_BR |
dc.title | Empresariamento do ensino superior brasileiro nos anos 2000 | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3108597782077617 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3664894923683999 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Servico Social | pt_BR |
dc.description.abstractx | El objetivo de la tesis fue analizar las metamorfosis del emprendimiento en la educación superior brasileña en la década de 2000, destacando las determinaciones económico-sociales e ideológico-políticas de la monopolización y la gestión empresarial en las prácticas docentes y en los mecanismos de control del trabajo docente en grandes grupos educativos. Tales aspectos se sitúan en el contexto en que la agenda contemporánea del capital expresa y profundiza los vehículos de subsunción de la educación a los mecanismos de acumulación capitalista. Para llegar a la propuesta de investigación se utilizó el materialismo histórico-dialéctico y, desde el punto de vista de las técnicas de investigación empleadas, se realizó una revisión bibliográfica y una investigación documental. Sobre la revisión bibliográfica, se hizo el mapeo de libros, artículos, tesis, disertaciones y textos en general que posibilitaron las mediaciones teórico-metodológicas para la aprehensión de los fenómenos discutidos, explorando discusiones sobre capital financiero, monopolización, mercantilización de la educación y tecnologías En la investigación documental se articularon tres momentos: a) el estudio de documentos que explican los lineamientos internacionales del Banco Mundial, el Fondo Monetario Internacional (FMI) y la Unesco en cuanto a la incorporación de las TICs en la educación superior; b) análisis de datos sobre la expansión de la educación y sobre el número de Fies, programa que expresa la transferencia de fondos públicos a la educación privada (vía exención de impuestos, préstamos, etc.); yc) la recopilación y estudio sistemático de documentos sobre las principales transformaciones institucionales y tecnológicas operadas en grandes grupos educativos. El estudio se centró en los informes de sostenibilidad empresarial y los resultados financieros de las instituciones. La investigación identificó que una expresión del emprendimiento de la educación superior en la actualidad ha sido la profundización de la gestión científico-tecnológica empresarial, y con ello la ampliación del uso de las TICs. La apropiación capitalista de las TICs está enredada en los movimientos de concentración y centralización del capital, que cobra expresión en la expansión de la mercantilización de los servicios educativos. Este movimiento tiene particularidades en el contexto de la globalización financiera que, al penetrar en la educación superior, promueve la subsunción del ámbito educativo a la necesidad de superganancias de los grandes grupos educativos, aspectos que conllevan dimensiones materiales e ideológicas. En ese sentido, la expansión del uso de las TICs se refiere a dos cambios principales destacados en la tesis: a) transformaciones en el contenido pedagógico e ideológico de las actividades de la educación superior, permeadas por la reestructuración, diversificación y flexibilización de la enseñanza, adoptando, como mecanismo actual, la ampliación de plataformas, aplicaciones y materiales didácticos digitales; b) cambios en la gestión educativa, con un perfil corporativo-gerencial de los servicios educativos, afectando la organización institucional y las transformaciones realizadas en el trabajo docente, en cuanto a la reducción de la autonomía de los docentes y la ampliación de los mecanismos de supervisión y control de los procesos pedagógicos. Desde el punto de vista adoptado en la tesis, los cambios en curso en los grandes grupos educativos brasileños se aceleraron en el escenario de profundización de la crisis económica, política y social en Brasil, entre 2015 y 2019, que se centró en la reducción de los contratos Fies, reponiendo tensiones en la disputa por el fondo público y exigiendo como respuesta a los colectivos educativos la reconstrucción de mecanismos que activen sus potenciales superganancias. Finalmente, la tesis muestra que el carácter económico y político-ideológico de las transformaciones de la educación superior privada amplía las contradicciones del tipo predominante de acceso a la educación, especialmente de las fracciones de las clases trabajadoras, que aspiran a las necesidades sociales para la expansión de la educación, escolarización y eso se convirtió en el objetivo de los programas de financiación estudiantil. | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of the thesis was to analyze the metamorphoses of entrepreneurship in Brazilian higher education in the 2000s, highlighting the economic-social and ideological-political determinations of monopolization and corporate management in teaching practices and in the mechanisms of control of teaching work in large educational groups. Such aspects are situated in the context in which the contemporary agenda of capital expresses and deepens the vehicles of subsumption of education to the mechanisms of capitalist accumulation. In order to reach the research proposal, historical-dialectical materialism was used and, from the point of view of the research techniques used, a literature review and documental research were carried out. About the literature review, it was made the mapping of books, articles, theses, dissertations and texts in general that made possible the theoretical-methodological mediations for the apprehension of the discussed phenomena, exploring discussions about financial capital, monopolization, commodification of education and technologies. In the documentary research, three moments were articulated: a) the study of documents that explain the international guidelines of the World Bank, the International Monetary Fund (IMF) and Unesco regarding the incorporation of ICTs in higher education; b) analysis of data on the expansion of education and on the numbers of Fies, a program that expresses the transfer of public funds to private education (via tax exemption, loans, etc.); and c) the gathering and systematic study of documents on the main institutional and technological transformations operated in large educational groups. The study focused on corporate sustainability reports and the institutions' financial results. The research identified that an expression of the entrepreneurship of higher education today has been the deepening of corporate scientific-technological management, and with this the expanded use of ICTs. The capitalist appropriation of ICTs is entangled in the movements of concentration and centralization of capital, which gains expression in the expansion of the commodification of educational services. This movement has particularities in the context of financial globalization, which by penetrating higher education, promotes the subsumption of the educational sphere to the need for super profits of large educational groups, aspects that carry material and ideological dimensions. In this sense, the expansion of the use of ICTs refers to two main changes highlighted in the thesis: a) transformations in the pedagogical and ideological content of higher education activities, permeated by the restructuring, diversification and flexibility of teaching, adopting, as a current mechanism, the expansion of platforms, applications and digital teaching materials; b) changes in educational management, with a corporate-managerial profile of educational services, affecting the institutional organization and the transformations carried out in teaching work, with regard to the reduction of autonomy and the expansion of supervision and control mechanisms of pedagogical processes. From the point of view adopted in the thesis, the changes underway in the large Brazilian educational groups were accelerated in the scenario of deepening of the economic, political and social crisis in Brazil, between 2015 and 2019, which focused on the reduction of FIES contracts, replacing tensions in the dispute for the public fund and demanding as a response from educational groups the reconstruction of mechanisms that activate their potential super profits. Finally, the thesis shows that the economic and political-ideological nature of the transformations of private higher education expands the contradictions of the predominant type of access to education, especially of the fractions of the working classes, who aspire to social needs for the expansion of schooling and that became the target of student finance programs. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Serviço Social |
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