Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46182
Share on
Title: | Alinhavar : poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais |
Authors: | DOMINGOS, Ingrid Borba de Souza Pinto |
Keywords: | Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos; Pesquisa Narrativa; Arte Têxtil; Processos de Criação |
Issue Date: | 28-Feb-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | DOMINGOS, Ingrid Borba de Souza Pinto. Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A investigação “Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre a formação em artes visuais” trata de um processo de criação em arte têxtil que rememora e problematiza narrativas autobiográficas sobre a formação da docência em artes visuais. Deste modo, sob o aporte da abordagem a/r/tográfica alinhavei as relações entre pesquisa autobiográfica, práticas contemporâneas em arte têxtil e a formação docente, perguntando quais sentidos sobre a docência artista posso construir em relação às narrativas de professoras de artes visuais em processo de formação inicial? Tive como objetivos específicos: 1) desenvolver o processo poético têxtil Alinhavar por meio de relações artístico- pedagógicas com cinco estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura da UFPE; 2) refletir sobre as possíveis aproximações das narrativas autobiográficas na formação docente e; 3) compreender a partir das partilhas poéticas e narrativas os caminhos de uma docência artista. Perpassei por reflexões teóricas sobre Processos de Criação (OSTROWER, 2014); Pesquisa Narrativa (MARTINS; TOURINHO; SOUZA, 2017) e Saber-Fazer Docente (TARDIF, 2002) para embasar as narrativas compartilhadas na poética têxtil com as cinco estudantes em formação. Tive por caminhos interpretativos perceber a construção de sentidos da docência artista baseada na narratividade e nos processos de criação demonstrando como os processos de formação docente podem ser uma artesania de saberes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46182 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ingrid Borba de Souza Pinto Domingos.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License