Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46187

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorGERMANO, Ana Paula Paulino-
dc.date.accessioned2022-09-06T11:57:24Z-
dc.date.available2022-09-06T11:57:24Z-
dc.date.issued2022-04-05-
dc.identifier.citationGERMANO, Ana Paula Paulino. ABP na educação básica: uma análise dos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018 em escolas públicas do Agreste - Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Ciência e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46187-
dc.description.abstractEste estudo buscou investigar como os livros selecionados pelo PNLD 2018 trazem atividades baseadas na resolução de problemas e quais as possibilidades de adotar os problemas encontrados nos livros didáticos na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Química em Escolas Públicas estaduais da cidade de Bonito-PE. Esta pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa descritiva, visto que, procuramos descrever como a Aprendizagem Baseada em Problemas vem sendo abordada nos livros didáticos a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para coleta inicial dos dados foi realizada uma análise do Guia do Livro Didático 2018 com o objetivo de verificar de que forma a ABP vem sendo inserida nos livros selecionados pelo PNLD 2018. Em seguida, analisou-se os livros didáticos selecionados pelas escolas estaduais de Bonito-PE, com o objetivo de averiguar e caracterizar os tipos de problemas que poderiam promover a utilização da ABP nos ambientes escolares. Assim, observou-se que das seis coleções presentes no Guia do Livro Didático – 2018 apenas três (CQ2, CQ3 e CQ6) traziam abordagens voltadas para a inserção da ABP. Referente as coleções selecionadas pelas escolas de Bonito-PE (CQ1 e CQ5) observamos que mesmo não trazendo aspectos da ABP em suas sínteses no Guia, foi possível constatar problemas que poderiam ser utilizados para inserção da ABP no ambiente escolar. Os resultados indicam a necessidade de livros didáticos que favoreçam a inserção da ABP através de problemas e metodologias que promovam o aluno como protagonista da aprendizagem, como também que constem nestes livros orientações específicas sobre os procedimentos de sua aplicação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas – Bonito (PE)pt_BR
dc.subjectLivros didáticos – Bonito (PE)pt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleABP na educação básica : uma análise dos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018 em escolas públicas do Agreste - Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377761128829889pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis study sought to investigate how the books selected by the PNLD 2018 bring activities based on problem solving and what are the possibilities of adopting the problems found in textbooks in Problem-Based Learning (PBL) in the teaching of Chemistry in State Public Schools in the city of Bonito -FOOT. This research took a qualitative approach, being characterized as a descriptive research, since we tried to describe how Problem-Based Learning has been approached in textbooks from a bibliographic research. For initial data collection, an analysis of the 2018 Didactic Book Guide was carried out in order to verify how the PBL has been inserted in the books selected by the PNLD 2018. Then, the textbooks selected by the state schools of Bonito were analyzed -PE, with the objective of investigating and characterizing the types of problems that could promote the use of PBL in school environments. Thus, it was observed that of the six collections present in the Didactic Book Guide -2018, only three (CQ2, CQ3 and CQ6) brought approaches aimed at the insertion of PBL. Regarding the collections selected by the schools of Bonito-PE (CQ1 and CQ5), we observed that even not bringing aspects of PBL in their syntheses in the Guide, it was possible to verify problems that could be used to insert PBL in the school environment. The results indicate the need for textbooks that favor the insertion of PBL through problems and methodologies that promote the student as the protagonist of learning, as well as specific guidelines on the procedures of its application.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Paula Paulino Germano .pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons