Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46187

Compartilhe esta página

Título: ABP na educação básica : uma análise dos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018 em escolas públicas do Agreste - Pernambuco
Autor(es): GERMANO, Ana Paula Paulino
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas – Bonito (PE); Livros didáticos – Bonito (PE); Química (Ensino médio)
Data do documento: 5-Abr-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GERMANO, Ana Paula Paulino. ABP na educação básica: uma análise dos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018 em escolas públicas do Agreste - Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Ciência e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este estudo buscou investigar como os livros selecionados pelo PNLD 2018 trazem atividades baseadas na resolução de problemas e quais as possibilidades de adotar os problemas encontrados nos livros didáticos na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Química em Escolas Públicas estaduais da cidade de Bonito-PE. Esta pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa descritiva, visto que, procuramos descrever como a Aprendizagem Baseada em Problemas vem sendo abordada nos livros didáticos a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para coleta inicial dos dados foi realizada uma análise do Guia do Livro Didático 2018 com o objetivo de verificar de que forma a ABP vem sendo inserida nos livros selecionados pelo PNLD 2018. Em seguida, analisou-se os livros didáticos selecionados pelas escolas estaduais de Bonito-PE, com o objetivo de averiguar e caracterizar os tipos de problemas que poderiam promover a utilização da ABP nos ambientes escolares. Assim, observou-se que das seis coleções presentes no Guia do Livro Didático – 2018 apenas três (CQ2, CQ3 e CQ6) traziam abordagens voltadas para a inserção da ABP. Referente as coleções selecionadas pelas escolas de Bonito-PE (CQ1 e CQ5) observamos que mesmo não trazendo aspectos da ABP em suas sínteses no Guia, foi possível constatar problemas que poderiam ser utilizados para inserção da ABP no ambiente escolar. Os resultados indicam a necessidade de livros didáticos que favoreçam a inserção da ABP através de problemas e metodologias que promovam o aluno como protagonista da aprendizagem, como também que constem nestes livros orientações específicas sobre os procedimentos de sua aplicação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46187
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Paula Paulino Germano .pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons