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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBUFREM, Leilah Santigo-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Marcycleis Maria-
dc.date.accessioned2022-09-06T14:16:22Z-
dc.date.available2022-09-06T14:16:22Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Marcycleis Maria. Contido: os discursos ainda permitidos, as condutas de censura e as implicações na atuação profissional do bibliotecário. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46208-
dc.description.abstractA censura é um fenômeno perene e universal que permeia as relações informativas desde o surgimento da escrita. No Brasil foi política de Estado, extinta oficialmente com redemocratização do país, todavia, nunca superada. No contexto sociopolítico brasileiro do final da década de 2020, voltou a ser praticada direta e ostensivamente pelo Estado e por entes civis, como se demonstra aqui por meio de três eventos representativos de censura às obras bibliográficas: a censura ao catálogo Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira (2017); a censura ao livro Meninos Sem Pátria (2018) e a censura a Graphic Novel Vingadores: a cruzada das crianças (2019). A pesquisa apresenta como objetivo geral: discutir a censura a material bibliográfico no Brasil contemporâneo (2017-2019) e suas implicações nas atividades dos profissionais da informação, destacadamente do bibliotecário. Como problemática, apresenta o fato de a censura afetar diretamente o trabalho dos profissionais da informação, impedindo que estes possam buscar, adquirir, utilizar, guardar, comunicar e disseminar informação em exercício dos livres direitos de liberdade de expressão e de acesso à informação. Quanto aos aspectos tipológicos, o estudo é caracterizado como exploratório, quanto aos fins, devido a perspectiva contemporânea quanto a observação do fenômeno da censura pouco explorada na Ciência da Informação no contexto brasileiro; como meios adequados para a consecução dos objetivos, elege a pesquisa bibliográfica, documental. Como aporte teórico discute a censura e seus marcos históricos no Brasil; as relações de poder sobre o documento institucionalizado; autoridade e validação do discurso; direito constituído à liberdade de expressão e de acesso à informação e, por fim, as relações entre bibliotecário e a censura. Como resultados, compreende que o contexto sociopolítico atual (fins da década de 2020) favorece a prática da censura ostensiva nos moldes totalitários em desfavor dos profissionais da informação e do direito à liberdade de expressão e de acesso à informação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectRelações de poder - Informaçãopt_BR
dc.subjectLiberdade de expressão - Bibliotecáriospt_BR
dc.subjectAcesso a informaçãopt_BR
dc.subjectDocumento - Censurapt_BR
dc.titleContido : os discursos ainda permitidos, as condutas de censura e as implicações na atuação profissional do bibliotecáriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPAJEÚ, Hélio Márcio-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6211070039245181pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1526528881898399pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxCensorship is a perennial and universal phenomenon that permeates information relations since the birth of writing. In Brazil it was State policy, officially extinguished with the re- democratization of the country, however, never surpassed. In the Brazilian socio-political context of the end of the 2020 decade, it was once again practiced directly and ostensibly by the State and by civil entities, as demonstrated here by three representative events of censorship of bibliographic works: the censorship of the Queermuseu catalog: cartographies of difference in Brazilian art (2017); censorship of the book Meninos Sem Pátria (2018) and censorship of Graphic Novel Avengers: the children’s crusade (2019). The research aims to discuss the censorship of bibliographic material in contemporary Brazil (2017-2019) and its implications on the activities of information professionals, especially librarians. As problematic, it presents the fact that censorship directly affects the work of information professionals, preventing them from seeking, acquiring, using, keeping, communicating, and disseminating information in the exercise of freedom of expression and information access. Regarding typological aspects, the study is characterized as exploratory, regarding the purposes, due to the contemporary perspective regarding the observation of the censorship phenomenon little explored in Information Science in the Brazilian context; as appropriate means for achieving the objectives, elects bibliographic research, documental. As theoretical input discusses censorship and its historical milestones in Brazil; the power relations on the institutionalized document; authority and validation of discourse; constituted right to freedom of expression and access to information and, finally, the relationship between librarian and censorship. As a result, he understands that the current socio-political context (the end of the 2020 decade) favors the practice of overt censorship in totalitarian ways to the detriment of information professionals and the right to freedom of expression and access to information.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1483750169047328pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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