Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46221
Compartilhe esta página
Título: | Funções inibidoras e promotoras de signos no processo de elaboração de uma aula sobre o conceito de elemento químico por professores em formação inicial |
Autor(es): | SILVA, Taynara Vieira de Melo |
Palavras-chave: | Significação (Psicologia); Metodologia; Teoria da bifurcação; Professores - Formação – Caruaru-PE; Ensino à distância; Química (Ensino médio) |
Data do documento: | 15-Mar-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Taynara Vieira de Melo. Funções inibidoras e promotoras de signos no processo de elaboração de uma aula sobre o conceito de elemento químico por professores em formação inicial. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Este estudo se propõe a investigar como estudantes de um curso de licenciatura em química mobilizam conhecimentos para elaboração de uma aula remota sobre o conceito de elemento químico a partir do papel mediador e regulador dos signos sendo estes símbolos, ícone e índice. Partimos da premissa de que a aprendizagem é um processo dinâmico, sendo mediado por signos. Estes são divididos em três categorias: ícones, índices e símbolos. Assim, investigamos como um grupo de quatro estudantes elaborou uma aula de forma remota pelo google meet. A presente pesquisa teve uma metodologia de natureza qualitativa, os participantes manipulavam determinados tipos de signos, os quais agiram como inibidores ou promotores no processo de elaboração de uma aula. A pesquisa passou por quatro etapas na coleta de dados: 1) Registro em vídeo de uma intervenção ministrada pela pesquisadora de forma síncrona pelo google meet sobre o conceito de elemento químico; 2) Proposição de um ambiente virtual no google classroom, montado pelo grupo de 4 estudantes que ficaram responsáveis em elaborar uma aula sobre o conteúdo de elemento químico, além de uma aula no ambiente virtual do google classroom; 3) Acompanhamento com registro em vídeo de uma intervenção síncrona, ministrada pelo grupo de estudantes, a partir do google meet sobre o conteúdo de elemento químico e por último, na etapa 4) Realizamos uma entrevista semiestruturada com os participantes sobre o processo de elaboração do momento síncrono que eles ministraram, bem como sobre a criação das atividades no ambiente virtual do google classroom. Na análise, tomamos como inspiração o método a partir do TEM (modelo de equifinalidade e trajetórias) traçamos uma mini trajetória do caminho de mobilização de significados, em que identificamos os pontos de bifurcação e a função dos signos em cada momento de tensão como promotor ou inibidor no processo de elaboração da aula pelos participantes. A partir dos dados analisados, identificamos tanto signos que agiram como mediadores, como também reguladores para a construção da aula remota. Estes foram utilizados na construção de significados sobre o conteúdo de elemento químico. Os três tipos de signos classificados de acordo com Pierce, como ícone, índice e símbolo, surgiram em todo momento da aula. Destacamos que os participantes manusearam com mais frequência signos que agiram como mediadores, logo, concluímos que a presente 5 pesquisa alcançou os objetivos traçados, ao se analisar, pelo ponto de vista da psicologia cultural semiótica, o processo de mobilização de significados sobre o conceito de elemento químico a partir da mediação e regulação de signos para elaboração de uma aula remota. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46221 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Taynara Vieira de Melo Silva.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons