Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46234

Comparte esta pagina

Título : Análise da produção científica dos pesquisadores do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz : estudo do Impacto na WoS, Google Acadêmico e Repositório Institucional da Fiocruz (ARCA)
Autor : VILAR, Keyla da Fonseca Santos
Palabras clave : Comunicação e divulgação científica; Ciência e Tecnologia; Impacto da produção científica; Indicadores métricos
Fecha de publicación : 6-may-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VILAR, Keyla da Fonseca Santos. Análise da produção científica dos pesquisadores do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz: estudo do Impacto na WoS, Google Acadêmico e Repositório Institucional da Fiocruz (ARCA). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Reconhecendo a importância da comunicação e da divulgação científica gerada em Instituições de Pesquisa e Ensino à Produção Científica, e compreendendo que a publicização implica diretamente na geração de novos saberes e no desenvolvimento da ciência, sobretudo, no fazer cumprir sobre a responsabilidade social dos órgãos públicos perante a sociedade. Esta pesquisa teve como finalidade: Analisar o impacto da produção científica dos pesquisadores do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz), Instituição Pública em C&T vinculado ao Ministério da Saúde (MS), no período de 2014 a 2020. Trata-se de pesquisa exploratória com abordagem qualiquantitativa e com aplicação de estudo de caso. Para análise da produção científica foi realizada a pesquisa dos artigos de periódicos indexados nas bases de dados Web of Science, Google Acadêmico e registrados no Repositório Institucional - RI (ARCA/Fiocruz). A amostra contou com 45 pesquisadores titulares em saúde pública do IAM/Fiocruz e a produção de 1.147 artigos de periódicos foram extraídos dos Currículos Lattes, através da ferramenta ScriptLattes. O estudo mapeou a produção científica dos pesquisadores do IAM, no que se refere ao tipo, autoria e título de periódicos; verificou, se a produção gerada está registrada no ARCA e indexada nas bases de dados Google Acadêmico e Web of Science; analisou o impacto da produção, a partir dos indicadores métricos (citação e produtividade) e investigou se a informação científica em saúde está registrada e acessível, para a geração de novos conhecimentos e para avaliação da ciência. A partir das análises conclui-se: A base de dados Google Acadêmico apresentou o maior impacto dos artigos publicados e registrados, contrastando com o Repositório Institucional ARCA, que apresentou o menor registro. O estudo reforçou a importância do registro e do acesso à Produção Científica em Saúde, tornando evidente a necessidade do autoarquivamento e o cumprimento da política mandatória da Fiocruz, para o depósito dos artigos no RI (ARCA).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46234
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Keyla da Fonseca Santos Vilar.pdf2,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons