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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46307

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Jaime Joaquim da Silva Pereira-
dc.contributor.authorCOSTA, Larissa Fernandes-
dc.date.accessioned2022-09-09T14:12:38Z-
dc.date.available2022-09-09T14:12:38Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.date.submitted2022-09-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Larissa Fernandes. Simulação e projeto de pavimentação permeável. 2015. 76p. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46307-
dc.description.abstractO aterramento do mangue na região da cidade do Recife teve como intuito sua urbanização. Porém, o aumento da densidade populacional juntamente ao processo de urbanização sem um planejamento adequado faz com que o sistema de drenagem urbana venha apresentando grandes problemas, não atendendo a demanda de água escoada através do solo impermeabilizado. As medidas estruturantes compensatórias estão sendo estudas e utilizadas para diminuir a impermeabilização do solo das grandes cidades, controlando o escoamento superficial e aumentando o volume de água infiltrada. Portanto, elas possuem o objetivo de evitar a sobrecarga do sistema de drenagem, evitando alagamentos nos grandes centros urbanos. O pavimento permeável é uma medida compensatória, onde parte da água infiltrada vai para um reservatório de pedra, no intuito de diminuir o volume de água escoado e aumentar o volume das águas subterrâneas. Esse trabalho consiste em fazer um estudo sobre o efeito da heterogeneidade sobre as variáveis de fluxo de um pavimento permeável. Foram realizadas simulação numéricas utilizando o programa Hydrus-1D, onde foram analisados quatro cenários com diferentes condições de contorno: escoamento superficial e drenagem livre na base; escoamento superficial e lençol freático na base; carga hidráulica na superfície e drenagem livre na base; e carga hidráulica na superfície e lençol freático na base. Portanto, o trabalho consiste em demonstrar o comportamento das variáveis de fluxo quando se considera um subleito homogêneo ou subleito heterogêneo. Nesse trabalho, utiliza-se o método da chuva envelope para o dimensionamento de uma estrutura de infiltração. Como metodologias tridimensionais de infiltração, utilizou-se o método BEST. No tocante ao dimensionamento, para uma condutividade hidráulica de 50mm/h. A aplicação do método da chuva envelope para uma i-d-f característica da cidade do Recife, apresentou volumes necessários para a camada de reservatório do pavimento permeável entre 11,93 e 18,069 m3.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfiltraçãopt_BR
dc.subjectDrenagem urbanapt_BR
dc.subjectPavimento permeávelpt_BR
dc.subjectHydrus-IDpt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.titleSimulação e projeto de pavimentação permeávelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2072476094919725pt_BR
dc.description.abstractxThe mangrove grounding in Recife city of the region was to order its urbanization. However, the increase in population density along the urbanization process without adequate planning makes the urban drainage system has been presenting major problems, not meeting water demand drained through the sealed soil. Compensatory structural measures are being studied and used to reduce soil sealing of large cities, controlling runoff and increasing the volume of infiltrated water. Therefore, they have the goal of preventing overload of the drainage system to avoid flooding in urban centers. The permeable pavement is a compensatory measure, where part of the infiltrated water goes to a stone reservoir, in order to reduce the volume of runoff water and increase the volume of groundwater. This work consists of a study on the effect of heterogeneity on flow variables of permeable pavements. Were carried out numerical simulation using the Hydrus-1D program, which analyzed four scenarios with different boundary conditions: runoff and free drainage at the base; runoff and groundwater at the base; hydraulic load on the surface and free drainage at the base; and hydraulic load on the surface and groundwater base. Therefore, the work is to demonstrate the behavior of the flow variables when considering a homogeneous or heterogeneous subgrade. In this work, we use the method of rain envelope for the design of an infiltration structure. As three-dimensional infiltration methods was used BEST method. Regarding the design for a hydraulic conductivity of 50 mm / h. Application of rain envelope method for i-d-f feature of the city of Recife, presented volumes required for pavement reservoir layer permeable between 11.93 and 18.069 m3.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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