Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46328

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Márcia Regina-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Everton Willian de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-09-12T13:10:56Z-
dc.date.available2022-09-12T13:10:56Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Everton Willian de Oliveira. O lugar da velhice na formação de professores da EJA: uma análise de crenças, atitudes e conhecimentos gerontológicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46328-
dc.description.abstractEsta pesquisa de natureza qualitativa que se insere na área da Educação, mais especificamente na linha formação de professores e prática pedagógica, objetivou analisar o que revelam, no que diz respeito à formação de professores, as crenças, atitudes e conhecimentos sobre a velhice que professores da Educação de Jovens e Adultos possuem. Como objetivos específicos buscou identificar as relações entre as crenças e atitudes e a formação de professores; verificar se a temática velhice tem sido contemplada durante a formação dos professores; identificar o nível de conhecimento que os professores têm sobre o processo de envelhecimento, a velhice e o idoso; identificar aproximações e distanciamentos entre marcos regulamentares sobre a temática velhice e a formação dos professores. Como marco teórico elegemos o pensamento freireano atrelado a algumas categorias do materialismo dialético, cujo sentido foi compreender e analisar a formação de professores em sua relação com a sociedade. Contamos também com construções teóricas do campo da Gerontologia educacional que subsidiam os debates sobre os idosos e sua presença na Educação de Jovens e Adultos. Quanto à metodologia, se caracterizou como estudo exploratório descritivo, que utilizou como instrumentos um questionário sociodemográfico, uma escala diferencial semântica para avaliação das atitudes e crenças em relação à velhice, um questionário para medição do nível de conhecimento básico sobre Gerontologia e grupos focais, para além da análise de conteúdo de documentos que se relacionam com a formação de professores, Educação de Jovens e Adultos e idosos. Os sujeitos que compuseram esta pesquisa foram professores da modalidade em tela vinculados à Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte. Como principais achados destacamos que os docentes demonstram um baixo nível de conhecimento gerontológico, bem como crenças e atitudes negativas, nos grupos focais, e positivas e neutras, na escala diferencial semântica utilizada. Quanto a formação de professores, tanto a nível inicial como a nível continuada. os sujeitos indicaram não terem participado de quaisquer experiências formativas que privilegiassem o público idosos. Os dados obtidos nos permitiram identificar que a ausência de formações que efetivamente tratassem da temática da velhice ofereceu um elemento que contribui para a manutenção de crenças e atitudes negativas em relação à velhice, bem como o baixo nível de conhecimento gerontológico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectGerontologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleO lugar da velhice na formação de professores da EJA : uma análise de crenças, atitudes e conhecimentos gerontológicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3956248009938233pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7373658007843360pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis qualitative research, which is part of the Education field, more specifically in the line of teacher training and pedagogical practice, aimed to analyze what the beliefs, attitudes and knowledge about old age held by teachers of Youth and Adult Education reveal about teacher training. The specific objectives were to identify the relationship between beliefs and attitudes and teacher training; to verify if the theme of old age has been contemplated during teacher training; to identify the level of knowledge that teachers have about the aging process, old age, and the elderly; to identify approximations and distancements between regulatory frameworks about the theme of old age and teacher training. As a theoretical framework, we elected Freirean thought linked to some categories of dialectical materialism, whose purpose was to understand and analyze teacher training in its relation with society. We also counted on theoretical constructions from the field of Educational Gerontology that subsidize the debates about the elderly and their presence in Youth and Adult Education. As for the methodology, it was characterized as a descriptive exploratory study, which used as instruments a sociodemographic questionnaire, a semantic differential scale to assess attitudes and beliefs about old age, a questionnaire to measure the level of basic knowledge about Gerontology and focus groups, in addition to the content analysis of documents related to teacher education, Youth and Adult Education and the elderly. The subjects of this research were teachers of the modality in question linked to the Regional Management of Education Metropolitana Norte. As main findings we highlight that teachers show a low level of gerontological knowledge, as well as negative beliefs and attitudes in the focus groups, and positive and neutral ones in the semantic differential scale used. As for teacher training, both at initial and continuing levels, the subjects indicated that they had not participated in any formative experiences that favored the elderly public. The data obtained allowed us to identify that the absence of training that effectively dealt with the theme of old age offered an element that contributes to the maintenance of negative beliefs and attitudes towards old age, as well as the low level of gerontological knowledge.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Everton Willian de Oliveira Cavalcanti.pdf4,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons