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Título : O lugar da velhice na formação de professores da EJA : uma análise de crenças, atitudes e conhecimentos gerontológicos
Autor : CAVALCANTI, Everton Willian de Oliveira
Palabras clave : Formação de professores; Gerontologia educacional; Educação de jovens e adultos
Fecha de publicación : 31-may-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CAVALCANTI, Everton Willian de Oliveira. O lugar da velhice na formação de professores da EJA: uma análise de crenças, atitudes e conhecimentos gerontológicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta pesquisa de natureza qualitativa que se insere na área da Educação, mais especificamente na linha formação de professores e prática pedagógica, objetivou analisar o que revelam, no que diz respeito à formação de professores, as crenças, atitudes e conhecimentos sobre a velhice que professores da Educação de Jovens e Adultos possuem. Como objetivos específicos buscou identificar as relações entre as crenças e atitudes e a formação de professores; verificar se a temática velhice tem sido contemplada durante a formação dos professores; identificar o nível de conhecimento que os professores têm sobre o processo de envelhecimento, a velhice e o idoso; identificar aproximações e distanciamentos entre marcos regulamentares sobre a temática velhice e a formação dos professores. Como marco teórico elegemos o pensamento freireano atrelado a algumas categorias do materialismo dialético, cujo sentido foi compreender e analisar a formação de professores em sua relação com a sociedade. Contamos também com construções teóricas do campo da Gerontologia educacional que subsidiam os debates sobre os idosos e sua presença na Educação de Jovens e Adultos. Quanto à metodologia, se caracterizou como estudo exploratório descritivo, que utilizou como instrumentos um questionário sociodemográfico, uma escala diferencial semântica para avaliação das atitudes e crenças em relação à velhice, um questionário para medição do nível de conhecimento básico sobre Gerontologia e grupos focais, para além da análise de conteúdo de documentos que se relacionam com a formação de professores, Educação de Jovens e Adultos e idosos. Os sujeitos que compuseram esta pesquisa foram professores da modalidade em tela vinculados à Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte. Como principais achados destacamos que os docentes demonstram um baixo nível de conhecimento gerontológico, bem como crenças e atitudes negativas, nos grupos focais, e positivas e neutras, na escala diferencial semântica utilizada. Quanto a formação de professores, tanto a nível inicial como a nível continuada. os sujeitos indicaram não terem participado de quaisquer experiências formativas que privilegiassem o público idosos. Os dados obtidos nos permitiram identificar que a ausência de formações que efetivamente tratassem da temática da velhice ofereceu um elemento que contribui para a manutenção de crenças e atitudes negativas em relação à velhice, bem como o baixo nível de conhecimento gerontológico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46328
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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