Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46451

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Carlos Alberto Cunha-
dc.contributor.authorPAULINO, Josenildo Américo-
dc.date.accessioned2022-09-15T16:48:26Z-
dc.date.available2022-09-15T16:48:26Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationPAULINO, Josenildo Américo. Pelas margens do atlântico: a navegação de cabotagem e o abastecimento de gêneros de primeira necessidade no Recife (1825-1840). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46451-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo principal analisar o comércio de gêneros de primeira necessidade – farinha de mandioca e charque – através do comércio de cabotagem e longo curso para a cidade do Recife entre os anos de 1825-1840. A escolha por estes dois alimentos se deu em virtude de estarem presentes na mesa de parcela significativa dos habitantes oitocentistas, principalmente por sua alta capacidade de conservação. Já o comércio de cabotagem e longo curso teve um papel importante no período imperial: antes da febre ferroviária do último quartel do século XIX, o meio de locomoção mais eficaz era a navegação. Através dela, mercadorias dos mais variados tipos circulavam por todo o litoral do Império brasileiro. O início do recorte foi motivado por questões relacionadas à fonte, já que é neste ano que o jornal Diário de Pernambuco passa a circular na província. O ano de 1840, por sua vez, marca o fim de um período conturbado no comércio recifense após os desdobramentos da Guerra dos Cabanos (1832-1835). Neste estudo, analisamos a ligação comercial do Recife com diversos portos situados dentro e fora do Império no comércio de farinha e charque e o perfil dos comerciantes envolvidos nestas transações. Os pontos de venda dos gêneros na cidade do Recife, a produção de alimentos nos sítios localizados ao redor dos bairros principais e o comércio dos dois gêneros na capital da província de Pernambuco durante o período são abordados. O argumento principal que guia o presente estudo é o de que, entre 1825-1840, o comércio de gêneros de primeira necessidade através da navegação de cabotagem e longo curso foi fundamental para manter uma boa oferta de farinha de mandioca e charque nos mercados da cidade do Recife.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFornecimentospt_BR
dc.subjectAlimentação diária – Alimentação básicapt_BR
dc.subjectNavegação costeira – Navegação entre portospt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.titlePelas margens do atlântico : a navegação de cabotagem e o abastecimento de gêneros de primeira necessidade no Recife (1825-1840)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9329843576226956pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6680019466959953pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to analyze the commerce of staple food – manioc flour and jerked beef – throughout the cabotage and transatlantic navigation to the city of Recife between 1825-1840. The choice of these aliments was motivated by their presence in the home of a high number of nineteen-century inhabitants, especially because of their facility to be preserved. Furthermore, cabotage and transatlantic commerce had an important role throughout the history of the Brazi empire. Before the growth of the railways in the last quarter of the XIX century, the most effective transportation system was navigation. Throughout that, different kinds of commodities traveled between the harbors located on the Brazilian coast. The year 1825 was chosen by questions related to historical sources because in that year the Diario de Pernambuco journal started to circulate in the Province of Pernambuco. And the year 1840 marks the end of a conturbed period of the Recife’s commerce caused by the Guerra dos Cabanos (1832-1835). In this study, we analyze the commercial links between Recife and the different harbors located inside and outside the Brazilian empire, and the characteristics of the merchants that evolved in these transactions. The location of the points of sale of manioc flour and jerked beef in the city of Recife and the production of food in the ranches near the center neighborhoods are also analyzed. The main argument that guides the present study is that, between 1825-1840, the commerce of staple food throughout the cabotage and transatlantic trade was essential to maintain a good offer of manioc flour and jerked beef in the markets of the city of Recife.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Josenildo Américo Paulino.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons