Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46454

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIEBRA, Sandra de Albuquerque-
dc.contributor.authorSOUZA, Luma Tatiane Barboza de-
dc.date.accessioned2022-09-15T18:48:20Z-
dc.date.available2022-09-15T18:48:20Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.date.submitted2019-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46454-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é contribuir com a melhoria da usabilidade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Governo do Estado de Pernambuco, a fim de facilitar o acesso e uso pelos estudantes do ensino a distância. A pesquisa é descritiva e fez uso de pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de Heurísticas de Nielsen para avaliação de usabilidade e de coleta de dados, por meio do uso de questionário, aplicado via Web, a alunos do curso Técnico de Administração. O objeto de estudo foi o AVA do curso Técnico em Administração oferecido pelo Governo do Estado de Pernambuco. Com os resultados obtidos, considera-se que a interação com o AVA pode oferecer dificuldades para os estudantes, especialmente os menos familiarizados com o uso de recursos tecnológicos. Os principais problemas encontrados foram informações descentralizadas, pulverizadas pelo AVA, dificultando a localização das mesmas; a necessidade de percorrer várias páginas para encontrar a disciplina desejada e ícones e alguns vocabulários pouco significativas para o contexto dos estudantes. Melhorias foram sugeridas a partir dessas descobertas.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.titleUsabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem: o caso do curso técnico em Administração a distância do Governo de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4923627544089379pt_BR
dc.description.abstractxThis Work aims to contribute to the usability improvement in the Virtual Learning Environment (AVA) of the Government of the State of Pernambuco, in order to facilitate access and use by students of distance learning .. The research is descriptive with a qualitative approach. quantitative and made use of bibliographical and documentary research, in addition to the application of Nielsen Heuristics to evaluate usability and data collection, through the use of quest-onary, applied via Web, to students of the Technical Administration course. The object of study was the AVA of the Technical course in Administration offered by the Government of the State of Pernambuco. With the results obtained, it is considered that the interaction with AVA can present difficulties for students, especially those less familiar with the use of technological resources. The main problems encountered were decentralized information, pul- verized by AVA, making it difficult to locate them; the need to go through several pages to find the desired discipline and icons and some little vocabularies for the context of the students. Improvements have been suggested from these findings.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luma Tatiane Barboza de Souza.pdf929,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons