Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46454
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SIEBRA, Sandra de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Luma Tatiane Barboza de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T18:48:20Z | - |
dc.date.available | 2022-09-15T18:48:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46454 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho é contribuir com a melhoria da usabilidade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Governo do Estado de Pernambuco, a fim de facilitar o acesso e uso pelos estudantes do ensino a distância. A pesquisa é descritiva e fez uso de pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de Heurísticas de Nielsen para avaliação de usabilidade e de coleta de dados, por meio do uso de questionário, aplicado via Web, a alunos do curso Técnico de Administração. O objeto de estudo foi o AVA do curso Técnico em Administração oferecido pelo Governo do Estado de Pernambuco. Com os resultados obtidos, considera-se que a interação com o AVA pode oferecer dificuldades para os estudantes, especialmente os menos familiarizados com o uso de recursos tecnológicos. Os principais problemas encontrados foram informações descentralizadas, pulverizadas pelo AVA, dificultando a localização das mesmas; a necessidade de percorrer várias páginas para encontrar a disciplina desejada e ícones e alguns vocabulários pouco significativas para o contexto dos estudantes. Melhorias foram sugeridas a partir dessas descobertas. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Usabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Gestão da Informação | pt_BR |
dc.title | Usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem: o caso do curso técnico em Administração a distância do Governo de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4923627544089379 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This Work aims to contribute to the usability improvement in the Virtual Learning Environment (AVA) of the Government of the State of Pernambuco, in order to facilitate access and use by students of distance learning .. The research is descriptive with a qualitative approach. quantitative and made use of bibliographical and documentary research, in addition to the application of Nielsen Heuristics to evaluate usability and data collection, through the use of quest-onary, applied via Web, to students of the Technical Administration course. The object of study was the AVA of the Technical course in Administration offered by the Government of the State of Pernambuco. With the results obtained, it is considered that the interaction with AVA can present difficulties for students, especially those less familiar with the use of technological resources. The main problems encountered were decentralized information, pul- verized by AVA, making it difficult to locate them; the need to go through several pages to find the desired discipline and icons and some little vocabularies for the context of the students. Improvements have been suggested from these findings. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Gestão da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luma Tatiane Barboza de Souza.pdf | 929,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons